“Mulheres, Cidadania e Direito ao Voto” em debate na Assembleia da República

Nov 30, 2016 | Notícias

Nos dias 21 e 22 de Novembro, mais de 70 investigadores/as e deputadas debateram na Assembleia da República a temática das «Mulheres, Cidadania e Direito de Voto», no âmbito de um congresso internacional organizado pelo Instituto de História Contemporânea da FCSH/NOVA.

Foram três os oradores/as convidados/as: Sarah Childs, da Universidade de Bristol, que apresentou uma comunicação intitulada «Reflections on the Political Representation of Women»; Ana Espírito-Santo, do ISCTE-IUL, que dissertou sobre a «Adopção e implementação da Lei da Paridade em Portugal»; e André Freire, também do ISCTE-IUL, cuja comunicação se intitulou «A representação descritiva do género no parlamento faz diferença nas preferências políticas? O papel dos partidos políticos».

Durante dois dias, além do debate científico sobre a participação das mulheres na vida política em diversos contextos históricos e geográficos, houve ainda espaço para uma mesa redonda com a participação de representantes de vários partidos políticos com assento parlamentar – Berta Cabral (PSD) , Dalila Araújo (PS), Mariana Mortágua (BE), Rita Rato (PCP) e Vânia Dias da Silva (CDS-PP) – e que fechou o primeiro dia do encontro.

No último dia, foram apresentadas duas obras que abordam a temática das mulheres: «Dicionário Crítico de Gênero», organizado por Ana Maria Colling e Losandro Antonio Tedeschi, e «Política no Feminino», de Ana Cabrera, Carla Martins, Carla Baptista, Maria José Mata e Teresa Flores.