Liliana Coutinho
Biografia
Liliana Coutinho (Lisboa, 1977) é curadora e programadora de Debates e Conferências da Culturgest, em Lisboa. Doutora em Estética e Ciências da Arte pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, é investigadora do IHC — NOVA FCSH. É Professora convidada na Pós-Graduação em Curadoria de Arte, da NOVA FCSH.
Integrou a equipa de curadores do festival de Arte e Tecnologia INDEX 2022 (12 a 22 Maio 2022, Braga). Fez a coordenação editorial de Close-Up (Orfeu Negro, 2022), de Ana Borralho & João Galante, um livro que se refere aos 20 anos de colaboração artística desta dupla. Co-editou o livro Paisagens Imprevistas (2020), dedicado ao 10º aniversário do Festival Materiais Diversos. Publicou, entre outros: “O delicado fio do comum”, em André Guedes, Ensaios para uma antológica (Kunsthalle Lissabon e Cura Books, 2016); “L’objet: ni un fétiche ni une preuve, mais un don pour la performance”, em Performance Vie d’Archive (Les presses du réel, 2014); “O Coro, outra vez”, em Anne Teresa de Keersmaeker em Lisboa (INCM, 2013); “On the utility of a universal’s fiction”, em Gimme Shelter: Global Discourses In Aesthetics (Amsterdam University Press, 2013); “Hearing our pathway – A Sensous Walk”, em Mobility and Fantasy in Visual Culture (London: Routledge, 2013).
Foi responsável pelo Serviço Educativo do Museu de Serralves. Como investigadora e curadora, colaborou com o Teatro Municipal Maria Matos, Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian, Museu de Serralves, Le Plateau (Paris), Artistas Unidos e Atelier Re.Al.
Áreas de Investigação
- Estética e ciências da arte
- Epistemologia
- Biologia cultural
- Crítica
Publicações destacadas
- Coutinho, Liliana, “O palco da “comunidade dos que não têm nada emcomum”,” in Como viver juntos? Sobre ética animal e do ambiente, organizado por Ana Leonor Santos e André Barata, 67-80. Covilhã: Praxis – Centro de Filosofa, Política e Cultura / Universidade da Beira Interior, 2022.
- Coutinho, Liliana, “O tempo da Serpente – Eros e o fazer da pintura,” in Formas que se tornam outras. Júlio Pomar, organizado por Sara Antónia Matos e Pedro Faro. Lisboa: Documenta / Atelier-Museu Júlio Pomar, 2019. [link]
- Coutinho, Liliana, “Ana Vieira,” in The Zero Alternative: Ernesto de Sousa and some other aesthetic operators in Portuguese art and poetry from the 1960s onwards. OEI #80/81, editado por Jonas Ma (J) Magnusson, Cecilia Grönberg, Hugo Canoilas e Tobi Maier. Estocolmo: After 8 Books, 2018. [link]
- Coutinho, Liliana, “Ana Vieira – Uma casa tocada pelo olhar,” in História da arte nos Açores (c. 1427-2000), coordenado por Delfim Sardo, João Vieira Caldas e Vítor Serrão. Ponta Delgada: Secretaria Regional da Educação e Cultura dos Açores, 2018.
- Coutinho, Liliana, “Quando a Performance encontra o museu: em diálogo com Catherine Wood,” in Performance na Esfera Pública, organizado por Ana Pais. Lisboa: Orfeu Negro, 2017. [link]
Projectos principais
—
Pesquisa
Agenda
março, 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Detalhes do Evento
Terceira jornada do projecto ARTHE, que tem como objectivo trabalhar na próxima tarefa da equipa, a produção de um Guia de Práticas Arquivísticas em Artes Performativas. ARTHE — Arquivar
Ver mais
Detalhes do Evento
Terceira jornada do projecto ARTHE, que tem como objectivo trabalhar na próxima tarefa da equipa, a produção de um Guia de Práticas Arquivísticas em Artes Performativas.
ARTHE — Arquivar o Teatro
3ª Jornada
A 3ª jornada ARTHE vai realizar-se de 26 a 28 de Março na cidade de Évora e conta com a cumplicidade do CENDREV e do pólo do IHC desta cidade, incluindo uma visita ao Laboratório HERCULES. Na jornada de reflexão pública, a equipa do projecto e as companhias participantes discutem os desafios que se colocam à realização de uma Guia de Práticas Arquivísticas em Artes Performativas — próxima tarefa da equipa.
>> Descarregar o programa (PDF) <<
“A ideia de elaborar um manual ou guia de práticas de arquivo para ser disponibilizado a companhias e divulgado por algumas instituições está presente desde o início da preparação da candidatura ao apoio da FCT a este projecto. Agora, após a criação, aplicação, validação e análise de um questionário preparado para identificar a situação dos arquivos das 18 companhias parceiras, é o momento de nos centrarmos no reconhecimento das necessidades sentidas pelas companhias e às quais podem responder as práticas de arquivo pensadas a partir das acções e dos materiais gerados no âmbito específico das artes performativas. Haverá que colher o contributo da ciência arquivística e cruzá-lo quer com as especificidades dos materiais das estruturas de criação – sem descurar tipologias várias da organicidade dos seus arquivos – quer com os usos que esses materiais e agentes propõem nas suas actividades de criação e conservação.
Esta 3a e última Jornada do ARTHE – Arquivar o Teatro (PTDC/ART-PER/1651/2021) tem lugar no CENDREV que aceitou acolher-nos no seu belo Teatro Garcia de Resende. Além da equipa de investigadores, convidámos mais uma vez as companhias parceiras, representantes das instituições que integram o projecto, consultores e convidados para a apresentação de uma primeira proposta do Guia de Práticas Arquivísticas em Artes Performativas. Ela está ainda em aberto para que o trabalho concreto a realizar durante a Jornada possa acontecer de forma a prosseguirmos devidamente informados até à produção de um instrumento que possa servir não só estruturas com longo historial de produção de arquivo, mas também estruturas mais recentes que aplicam nessa produção acções enquadradas por diferentes modalidades de gestão e de criação artística num ambiente digital.
Justifica-se, portanto, uma tarde inteiramente dedicada à discussão e troca de experiências antes de avançarmos para a fase seguinte da elaboração deste Guia.”
Maria João Brilhante — IR do projecto ARTHE
Nos dois dias que antecedem este encontro, terá lugar uma residência interna, em que os seus membros partilham os trabalhos em curso (entrevistas, teses, escrita de artigos, análise de questionários, etc,). Reflexão pública e discussão interna caminham lado a lado, sendo a residência em Évora um momento único de imersão e troca colectiva.
Contacto: arthe@letras.ulisboa.pt
Tempo
(Quinta-feira) 10:00 am - 5:30 pm
Organizador
Várias instituições
Detalhes do Evento
Ciclo de seminários integrado nas actividades da Plataforma de Estudos Avançados do IHC, onde se debatem os trabalhos de investigação em curso de forma crítica e
Ver mais
Detalhes do Evento
Ciclo de seminários integrado nas actividades da Plataforma de Estudos Avançados do IHC, onde se debatem os trabalhos de investigação em curso de forma crítica e construtiva.
Seminário de Teses de Doutoramento do IHC
Ciclo 2024
Coordenação: Catarina Teixeira, Daniel Freire Santos, Elisabete Pereira, Jacqueline Souza, João Gabriel Caia, Raquel Ribeiro e Sofia Lisboa.
O seminário reúne na última terça-feira de cada mês, entre as 10h e as 12h. As sessões decorrem via Zoom — 🔗 link de acesso.
Em cada sessão será discutida uma ou duas investigações de doutoramento em curso, seguidas pelos comentários de um doutorando/a e de um investigador/a doutorado do IHC. Por fim, há espaço para uma discussão colectiva construtiva.
PROGRAMA 2024
Sessão #1 | 27 de Fevereiro de 2024
Luís Martins – Crise Política e Conflito na Regeneração: Portugal e o Sexénio Democrático (1868- 1874)
Comentários de Pedro Mota Tavares & Pedro Urbano
Moderação de Daniel Freire Santos
Sessão #2 | 28 de Março de 2024 | [ajuste de data e horário: 16h]
Adrião Filho – Por onde anda o dinheiro do Axé? D’um capital “invisível” e suas mazelas
Comentários de Mélanie Toulhoat
Henrique Entratice – Sobreviver em confinamento museológico: bonecas karajá, diplomacia cultural e memória ameríndia
Comentários de Rodrigo Lacerda (CRIA — NOVA FCSH / IN2PAST)
Moderação de Sofia Lisboa
Sessão #3 | 30 de Abril de 2024
(a definir)
Moderação de João Gabriel Caia
Sessão #4 | 28 de Maio de 2024
Cristina Marques – Summit Científico em Lisboa: O XV Congresso Internacional de Química Pura e Aplicada (Química Analítica) em 1956
Comentários de Joana Beato Ribeiro & Augusto Fitas
Moderação de Catarina Teixeira
Tempo
(Quinta-feira) 4:00 pm - 6:00 pm
Localização
Link dedicado na plataforma Zoom
Organizador
Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Évora
Notícias
Projecto IHC-APIGRAF culmina com a publicação de uma obra em dois volumes
Mar 27, 2024
Foi lançada a obra “170 Anos do Movimento Associativo Gráfico”.
Paulo Catrica inaugura exposição no Porto
Mar 25, 2024
Inaugurou a exposição fotográfica “PPP Porosità, Poética e Política”, de Paulo Catrica.
Rui Lopes recebe bolsa do Instituto Remarque
Mar 22, 2024
Rui Lopes foi galardoado com uma Bolsa de Investigador Visitante do instituto da Universidade de Nova Iorque