José Miguel Leal da Silva

Mestre

Biografia

José Miguel Leal da Silva nasceu em V. N. de Gaia (1937) e frequentou, no Porto, o Liceu de Alexandre Herculano (1954) e a Universidade, licenciando-se em Engenharia Químico-Industrial (1960). Ingressou nas fábricas da CUF (Barreiro, 1961) e, quer nesta sociedade, quer na QUIMIGAL, quer na Empresa Mineira e Metalúrgica do Alentejo, acompanhou o aproveitamento dos minérios do Alentejo, sempre defendendo uma perspectiva integrada mina-metalurgia, que não foi avante. Progredindo profissionalmente mas afastando-se da “fábrica”, veio a ter como ultimo cargo o de secretário geral da CUF até à sua jubilação (1997-2007). Já reformado, concluiu um Mestrado em Antropologia (FCSH, Universidade NOVA de Lisboa) com uma tese sobre a corrida ao volfrâmio durante a 2ª Guerra Mundial, entretanto publicada (2011, Arouca). Em autoria ou co-autoria cabe-lhe uma bibliografia vasta e variada, seja no conteúdo, seja no acolhimento. Mantendo-se atento ao ensino e formação no Barreiro, começou por leccionar na Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva, acompanhou o estabelecimento da Biblioteca Municipal e interveio no lançamento de estudos seniores no âmbito municipal. Colabora, hoje, na realização de tertúlias formativas num dos agrupamentos locais do ensino secundário e, como investigador, vai reunindo elementos sobre a 1ª corrida ao volfrâmio.

Áreas de Investigação

• História mineira
  • História local (Barreiro)

Publicações destacadas

• Silva, José Miguel Leal da, “Indagações sobre a saga do volfrâmio num concelho de Entre Douro e Vouga,” in Usos da Memória e Práticas do Património, coordenado por Paula Godinho, 155-180. Lisboa: Edições Colibri, 2012. [link]
  • Silva, José Miguel Leal da. Volfro! – Esboço de uma teoria geral do “‘rush”’ mineiro – O caso de Arouca. Arouca: ADPA – Associação de Defesa do Património Arouquense, 2011.
  • Silva, José Miguel Leal da & Jean Yollant, “Procurando Auguste Lucien Stinville (1868-1949) – uma presença francesa no início das fábricas da CUF no Barreiro,” in Actas do Colóquio Internacional Industrialização em Portugal no Século XX — O caso do Barreiro, coordenado por Miguel Figueira de Faria e José Amado Mendes, 155-180. Lisboa: EDIUAL, 2010.
  • Silva, José Miguel Leal da. “A Corrida à Riqueza no “rush” mineiro – O caso de Arouca na Segunda Guerra Mundial.” Dissertação de Mestrado em Antropologia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2009. [PDF]

Projectos principais

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt