João Mendes

Licenciado/a

Biografia

João Manuel Salsinha Mendes: Licenciado em História – Via científica, pré-Bolonha pela Universidade Autónoma de Lisboa. Pós-graduado em Ciências Documentais – Variante Arquivo pela mesma Universidade. Detentor dos cursos de Operador de Informática e de Tecnologias da Informação e Documentação em ambiente empresarial do IEFP. Fui vogal no Centro de Estudos de Arqueologia na Universidade Autónoma de Lisboa. Efectuei escavações arqueológicas em Camarnal e Escoural.

Como Arquivista fiz avaliação e selecção documental na empresa ANA (Aeroportos e Navegação Aérea); na CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género); no MNE (Ministério dos Negócios Estrangeiros); na DGTF (Direcção-Geral do Tesouro e Finanças); na DGV (Direcção-Geral de Viação); na Docapesca (Faro); no CCB (Centro Cultural de Belém) e no IVV (Instituto da Vinha e do Vinho). Efectuei o plano de Classificação do Cine-Teatro Joaquim de Almeida, no Montijo; da CIG e da DGTF. Efectuei a descrição documental dos Fundos Salazar e Marcelo Caetano na PCM (Presidência do Conselho de Ministros); do fundo da ONU (Organização das Nações Unidas) no MNE. Indexação/descrição de documentação de Arquivo (empresa privadas) na sede da Bsafe. Operação logística de transferência de documentação na EPAL (Empresa Portuguesa das Águas Livres S.A.) e nos Parques de Sintra, Monte da Lua.

Áreas de Investigação

  • História contemporânea
  • Gestão documental

Publicações destacadas

 

Projectos principais

 

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X