João Romero Chagas Aleixo

Mestre

História, Território e Ambiente

Contacto:
chagassporting@hotmail.com
Academia

Biografia

Sou um jovem investigador interessado no estudo dos séculos XIX e XX.

A nível académico, possuo o quarto ano (incompleto) da licenciatura em Economia na Faculdade de Ciências Económicas e Empresarias da Universidade Católica Portuguesa (Católica Lisbon School). Possuo, igualmente, a licenciatura em História (2008-2011) e o mestrado em História Contemporânea (2012-2014), ambos concedidos pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Em 2014, fui convidado para Investigador Integrado do Instituto de História Contemporânea.

Tenho trabalhado essencialmente temáticas relacionadas com a História Local (de Loulé) e com a História Regional (do Algarve). Nesse âmbito, tenho incidido as minhas investigações sobre os seguintes objectos de investigação: história da migração de andaluzes para o Algarve ao longo dos séculos XIX e XX; história da religiosidade popular no Algarve; história do culto a Nossa Senhora da Piedade em Loulé; história da vida e da obra do poeta António Aleixo.

A nível profissional tenho trabalhado com várias instituições e organismos sediados no Algarve, de onde se destacam os seguintes: Direcção Regional de Cultura do Algarve, Câmara Municipal de Loulé, Fundação Manuel Viegas Guerreiro e Paróquia de São Sebastião (em Loulé).

Áreas de Investigação

  • História local (de Loulé)
  • História regional (do Algarve)
  • História da religião (religiosidade popular)
  • História das migrações inter-regionais (Andaluzia-Algarve)

Publicações destacadas

  • Aleixo, João Romero Chagas. Mãe Soberana. Estudos. Ensaios. Crónicas. Loulé: Câmara Municipal de Loulé, 2016. [PDF]
  • Aleixo, João Romero Chagas, “António Aleixo: a Construção, a Maturidade e a Imortalidade do Poeta,” in António Aleixo. Uma Homenagem, 23-37. Loulé: Câmara Municipal de Loulé, 2013. [PDF]
  • Aleixo, João Romero Chagas. Ensaios Aleixianos. Loulé: Arquivo Municipal de Loulé, 2011. [PDF]

Projectos principais

  • “A Migração de Andaluzes para o Algarve, c. 1850-1936” — Dissertação de Doutoramento orientada por Luís Espinha da Silveira. Projecto individual.

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X