IHC e RTP lançam projecto conjunto sobre descolonização

Jul 10, 2018 | Destaque, Notícias

Foi apresentado no dia 9 de Julho, no Museu das Comunicações, o projecto multimédia A Descolonização Portuguesa. Os 500 Dias do Fim do Império, uma iniciativa da RTP da qual o IHC é parceiro científico.

Trata-se de um website com conteúdos multimédia (imagens, vídeos, documentação, etc.) que abrange o período que vai desde Conferência de Berlim e o conflito do Mapa Cor-de-Rosa, no século XIX, até Novembro de 1975 e o culminar da independência das antigas colónias portuguesas, passando pelo isolamento internacional de Portugal durante o Estado Novo, as guerras coloniais e os dados marcantes dos 500 dias do fim do Império, que começam a 8 de Junho de 1974, quando os oficiais do MFA decidem avançar com um cessar-fogo imediato.

Na sessão de apresentação, Pedro Aires Oliveira, Presidente da Direcção do IHC realçou a longa colaboração já existente entre o IHC e a RTP e as competências específicas que cada entidade, ambas formadas com sentido de serviço público, traz para o projecto. O responsável afirmou ainda que “hoje em dia, é impossível ignorarmos os desafios, oportunidades e riscos da sociedade digital” e que “a comunidade científica tem que estar muito atenta e vigilante relativamente à disseminação de demagogia e adulteração do passado”. Esta “conjuntura traz grandes desafios para nós, enquanto investigadores e enquanto educadores; precisamos de nos mobilizar para entrar nesta esfera e disponibilizar informação histórica fidedigna, rigorosa, mas também atraente na sua apresentação, e aí as ferramentas do digital são aliados indispensáveis”, concluiu Pedro Aires Oliveira.

Rosário Lira, responsável pelo projecto na RTP, destacou a conjugação da simplicidade de navegação com a riqueza informativa do website, possível devido à colaboração de todos os parceiros, nomeadamente os inúmeros arquivos utilizados, nomeadamente o da RTP. Para além do material de arquivo, em alguns casos recentemente desclassificado, o site inclui ainda entrevistas inéditas a personalidades como Fernando Rosas, Adriano Moreira ou Alfredo Cunha, o responsável pela fotografia que ilustra a entrada do site.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, também presente na apresentação, disse que “é essencial ter instrumentos como este”, sobretudo para as gerações que não viveram presencialmente os tempos e momentos mostrados no site. Exultou ainda a RTP a unir o serviço público dos seus arquivos ao serviço nacional de educação, nomeadamente através das bibliotecas escolares.

Por parte do IHC, os investigadores Pedro Cerdeira e Pedro Martins colaboraram na produção de conteúdos, enquanto que Pedro Aires Oliveira e Maria Inácia Rezola foram responsáveis pela revisão e consultoria científica. Para além do IHC, foram também parceiros deste projecto o Arquivo da Torre do Tombo, Arquivo Diplomático, Arquivo Ultramarino, Arquivo do Exército, da Marinha e da Força Aérea e a Fundação Mário Soares.

 

 

Fotografia: Rosário Lira, Pedro Martins e Pedro Aires Oliveira, na sessão de lançamento do site.

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X