IHC-NOVA FCSH na rede mundial EIRIS

Dez 5, 2017 | Notícias

O IHC-NOVA FCSH, devido ao trabalho desenvolvido pelo historiador Paulo Jorge Fernandes, integrou a rede EIRIS – Equipe Interdisciplinaire de Recherche sur l’Image Satirique (Equipa Interdisciplinar de Investigação sobre a Imagem Satírica), sediada em França.

A EIRIS foi criada em 1992, na Universidade da Bretanha Ocidental, no contexto do “renascimento das investigações literárias, históricas ou estéticas acerca dos géneros humorísticos e satíricos, anteriormente considerados menores”, como se lê na sua página oficial. Reúne, hoje, mais de meia centena de investigadores alemães, americanos, ingleses, belgas, brasileiros, canadianos, coreanos, franceses, italianos e portugueses.

Para além da promoção de diversos encontros e congressos, publica ainda, desde 1994, a revista científica Ridiculosa. No âmbito desta colaboração e das actividades da EIRIS, o IHC-NOVA FCSH está a organizar um congresso internacional sobre a história da caricatura.