IHC evoca o holocausto e outros genocídios

Mai 10, 2018 | Notícias

O IHC e o Mémorial de la Shoah francês querem aproximar o público jovem à memória do holocausto (shoá) e, nesse sentido, organizaram umas jornadas abertas sobre este e outros genocídios e crimes de massa, que terão lugar na NOVA FCSH nos dias 15 e 16 de Maio.

Será uma iniciativa singular de análise crítica, transnacional e inter-geracional, que aliará a questão da memória e do esquecimento, os refugiados na Europa nos anos 1930 e 40 ou ideologia salazarista aos genocídios mais recentes de Timor Leste, do Ruanda ou da ex-Jugoslávia.

As jornadas contarão com a intervenção de diversos historiadores e investigadores em Ciência Política provenientes de Portugal e França, entre os quais se destacam Annette Wieviorka e Nicholas Werth (do CNRS), especialistas, respectivamente, na memória do holocausto e dos goulags soviéticos.

A participação é gratuita (com inscrição via jornadashoah@fcsh.unl.pt) e o programa pode ser consultado neste link.

 

Imagem: Refugiada judia à espera de um navio para sair de Portugal, após a II Guerra Mundial. Crédito: Roger Kahan, Colecção Moisés Fernandes

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X