Guerra​ ​ e​ ​ paz​ ​ em​ ​ Moçambique

Mai 18, 2018 | Artigos, Publicações

Guerra​ e paz​ em​ Moçambique. O poder​ colonial​ e o impacto​ do I​slão (séc. XX e XXI): Estudo de caso nas províncias​ de Tete e da Zambézia

  • Olga Iglésias
  • 2018
  • CESContexto Debates
  • Número 20
  • 109-130
  • Idioma: Português
  • ISSN: 2192-908X

Artigo integrado no número temático “Escalas e Espaços: IX Edição do Congresso Ibérico de Estudos Africanos – Volume III”, organizado por Tiago Castela.

Resumo:
O centro e o Norte de Moçambique têm desempenhado nos nossos dias uma importância geoestratégica nacional, devido aos seus vastos recursos agrícolas e minerais. No presente estudo de caso nas Províncias da Zambézia e de Tete, é possível observar como foi o impacto do Islão, em relação à violência do Estado colonial e pós-colonial.
Que papel desempenharam as diferentes comunidades em presença, sobretudo as islâmicas e as islamizadas, ao ocupar essas importantes zonas, ricas no solo e subsolo? Que papel desempenhou o movimento associativo islâmico em relação às autoridades coloniais e aos movimentos independentistas?
Revisitando e cruzando as fontes disponíveis nos arquivos, sobretudo no Arquivo Histórico de Moçambique é possível constatar a expansão do Islão, analisando os relatórios da administração colonial, entrevistando os actores sociais desse processo, compreendendo a complexidade do fenómeno, antes e depois da independência, permitindo assim repensar a violência, a reconstrução e a reconciliação na sociedade moçambicana.

Palavras-chave:
África, Oceano Índico, Moçambique, Islão, Movimentos Independentistas

Outras Publicações

Todas
Livros
Capítulos
Artigos
Outras publicações

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X