Justiça, Regulação e Sociedade

Grupo de Investigação: Justiça, Regulação e Sociedade

Coordenação: Paula Borges Santos

O grupo de investigação Justiça, Regulação e Sociedade (JRS) promove e realiza estudos sobre realidades históricas do mundo contemporâneo (séculos XIX e XX), que reconhecem e tratam a dimensão cultural do direito, a influência da lei e da política das instituições sobre os comportamentos económicos e sociais.

As investigações realizadas fundamentam-se na reflexão historiográfica, mas somam diferentes abordagens do Direito e das instituições, captadas em ambiente interdisciplinar, examinando tendências nacionais e transnacionais. A dimensão transnacional tem sido muito cultivada, quer através de seminários formativos sobre história político-jurídica europeia, que permitem dotar os investigadores de ferramentas que possibilitam abordagens comparativas verdadeiramente sustentadas, quer pela participação dos membros do JRS em projectos científicos internacionais.

O JRS beneficia ainda de parcerias, consolidadas por acções científicas diversificadas (edições, formação pós-graduada, encontros científicos, redes científicas internacionais) com centros de investigação e universidades estrangeiras, designadamente em Itália, Espanha, França, Grécia, Polónia e Brasil. Os investigadores do JRS, nos trabalhos que desenvolvem, mantêm cooperação e diálogo regular com entidades da Administração Central e Local do Estado português e com instituições da sociedade civil. Esse envolvimento tanto tem permitido a valorização académica de arquivos públicos e privados, ainda pouco explorados, como tem sido eficaz para a disseminação de resultados da investigação.

Objectivos

• Consolidar o carácter internacional e interdisciplinar da investigação produzida no âmbito do JRS, para que este se afirme como locus de encontro a nível transnacional e atraia investigadores envolvidos em programas doutorais e de pós-graduação;
  • Colaborar e manter a abertura, em todas as acções científicas, a investigadores nas áreas da História, do Direito e outras Ciências Sociais, interessados na dimensão cultural do direito e na influência da lei e da política das instituições sobre comportamentos económicos e sociais;
  • Colocar nas agendas científicas nacionais e internacionais os temas e os resultados da investigação produzida pelo JRS;
  • Dar continuidade às parcerias científicas firmadas e descobrir novas instituições parceiras
  • Continuar a assegurar a publicação regular de resultados da investigação, quer em circuito académico, quer por acções de disseminação, com recurso ao método da public history.

Áreas de Investigação

▪ Profissões do judiciário;
▪ Investigação criminal;
▪ Interesses organizados e o Estado;
▪ Criminalização política.

Todas
Livros IHC
Revista Práticas da História