História, Território e Ambiente

Grupo de Investigação: História, Território e Ambiente

Coordenação: Paulo Jorge Fernandes

Os investigadores que integram este grupo têm trabalhado sobre uma pluralidade de objectos históricos que incluem o Estado, a política, a população, o povoamento do território, a economia, as cidades, o ambiente e as humanidades digitais. Se bem que a sua actividade tenha como ponto de partida o “longo Século XIX”, tal como foi definido por Eric Hobsbawn, os limites cronológicos por nós tratados são flexíveis, privilegiando-se a abordagem de longa duração. As escalas de análise vão dos estudos locais até ao espaço nacional português, abrangendo o conjunto da Península Ibérica e da Europa. Os antigos espaços coloniais portugueses são também considerados.

Como os resultados da nossa investigação mostram, o trabalho desenvolvido tem, de facto, uma natureza interdisciplinar e transversal aos vários domínios da História, incluindo entre os co-autores de vários trabalhos, colegas de várias área da História, da Ciência da Informação Geográfica, da Literatura e da Biologia.

Objectivos

• Como objectivos principais, pretendemos diferenciar este grupo de investigação no interior do IHC através da recuperação e aprofundamento de temas menos estudados pela historiografia actual e introduzir na agenda de investigação novas perspectivas, tais como são exemplo a História do Ambiente e as Humanidades Digitais.
  • Pretendemos ainda fazer crescer o grupo de forma equilibrada através da captação novos alunos de mestrado e doutoramento, inserir o grupo no conjunto de actividades a desenvolver no âmbito das comemorações do Bicentenário da Revolução de 1820, dar continuidade ao Seminário Permanente “Liberdade, Igualdade, Fraternidade? O Tempo das Revoluções”, desenvolver um projecto de investigação a submeter a financiamento aberto à participação de vários investigadores do grupo e incentivar os mesmos a reforçar a sua aposta na apresentação de projectos próprios.
  • Queremos também intensificar o processo de internacionalização dos outputs obtidos pela nossa pesquisa através da publicação em revistas internacionais de referência.
  • Nos próximos cinco anos ambicionamos que este grupo de investigação seja reconhecido pelos seus pares em Portugal e no estrangeiro nas suas áreas de trabalho, pelas suas perspectivas de análise e pelos seus métodos de investigação.

Áreas de Investigação

▪ Longo Século XIX;
▪ Ambiente;
▪ Território;