História Política Comparada –
Regimes, Transições, Colonialismo e Memória

Grupo de Investigação: História Política Comparada

Coordenação: Maria Inácia Rezola

O Grupo História Politica Comparada – Regimes, Transições, Colonialismo e Memória (HPC) dedica-se ao estudo da História política de Portugal, desde os alvores do liberalismo no século XIX às grandes transformações do início do século XXI, numa perspectiva comparada. Congrega cerca de 80 investigadores dos quais 50 são investigadores integrados do IHC.

Tendo como prioridade a promoção e desenvolvimento da História comparada, assim como a preservação e o tratamento das memórias das ditaduras, o HPC privilegia o estudo dos processos de mudança política; os regimes políticos e suas dinâmicas; o colonialismo e as relações entre processos coloniais e pós-coloniais; os usos da memória e os desafios da história do tempo presente.

O grupo de investigação promove diferentes acções individuais e colectivas, de âmbito nacional e internacional, de que se destacam a realização e participação em encontros científicos; o desenvolvimento de projectos de investigação; a publicação de livros, capítulos de livros e artigos em revistas especializadas; e a formação avançada. Paralelamente, procura incentivar o reforço do intercâmbio científico, através da constituição de parcerias com outras unidades de investigação, a promoção do debate sobre questões que afectam a actualidade e, ainda, a divulgação histórica com intuitos pedagógicos e cívicos.

Objectivos

• ­Estimular a publicação de trabalhos científicos: livros, capítulos de livros, artigos em revistas nacionais e internacionais com arbitragem científica;
    ­
  • Apoiar a elaboração das dissertações de doutoramento e as investigações de pós-doutoramento;
  • Promover e apoiar a apresentação de projectos de investigação;
  • Responder às solicitações de prestação de trabalho científico por parte das entidades públicas ou privadas;
    ­
  • Promover a constituição e a internacionalização de redes de cooperação científica com outros grupos de investigação ou com outras unidades científicas nacionais e estrangeiras;
    ­
  • Promover a realização de cursos de formação e actualização científica.

Membros integrados

Membros associados

Áreas de Investigação

▪ Fascismos europeus no período entre-guerras;
▪ Revoluções, contra-revoluções e transições democráticas;
▪ Colonialismo e pós-colonialismo;
▪ Memória e património na construção da História.

Todas
Livros IHC
Revista Práticas da História
  • Capa do Nº 5 da revista Práticas da História (2017)