História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais

Grupo de Investigação: História Global do Trabalho

Coordenação: Raquel Varela

 

O grupo de História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais do IHC é o primeiro grupo português de história global e o primeiro grupo transdisciplinar de história do trabalho e do movimento operário criado numa universidade portuguesa nas últimas três décadas. Foi fundado em 2011 no IHC. O grupo destaca-se como o principal pólo de renovação dos estudos do trabalho académicos, organizando os principais eventos de história do trabalho e do movimento operário, incluindo o único congresso nacional de história do movimento operário em Portugal.

Desde a sua fundação, o grupo assumiu uma série de actividades a nível nacional e internacional, das quais destacamos como principais: a organização do colóquio bianual de História do Movimento Operário em Portugal (terceira edição, Junho de 2017); a co-publicação da revista académica internacional Workers of the World; a co-organização de três conferências mundiais de estudo das greves e dos conflitos sociais e a fundação da Associação de Greves e Conflitos Sociais.

Entre os projectos em vigor no grupo, destacamos o projecto de História Global do Trabalho na Indústria Naval; História das Relações Laborais no Mundo Lusófono/Collab; História Internacional do Trabalho Portuário; Impacto da Automação na Superpopulação Relativa.

O grupo de investigação destaca-se pela capacidade de parcerias fora da universidade, com câmaras municipais, sindicatos e ordens profissionais.

O grupo é fundador da Rede Global de Estudos do Trabalho (Índia, Março de 2017).

Objectivos

O recrudescimento dos conflitos sociais na última década impulsionou o regresso à academia do estudo do movimento operário e dos movimentos sociais. O grupo de investigação ‘História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais’ pretende ser parte deste processo: recuperar, fomentar e divulgar a história do trabalho, do movimento operário e dos movimentos sociais, e dos conflitos sociais dos séculos XIX e XX.
O Grupo de História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais acolhe investigadores de universidades e unidades de investigação nacionais e internacionais que estudem, no período contemporâneo (séculos XIX, XX e XXI), o movimento operário, os movimentos sociais, as greves e os conflitos sociais, bem como trabalhos de discussão teórica sobre as organizações políticas e sindicais e história do pensamento político socialista, e ainda investigações sobre metodologia e historiografia do movimento operário e dos movimentos sociais.

Áreas de Investigação

▪ História do movimento operário em Portugal;
▪ História do trabalho;
▪ História global do trabalho.

Publicações

Todas
Livros IHC
Revista Práticas da História
  • Capa do livro "O Pensamento, Hoje, Ainda Tem Efeitos Práticos?"
  • Capa do livro Patrimonialização e Sustentabilidade do Património
  • Capa do Nº 5 da revista Práticas da História (2017)
  • Capa da revista
  • Capa da revista
  • Capa da revista
  • Capa da revista

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X