Economia, Sociedade, Património e Inovação

Grupo de Investigação: Economia, Sociedade, Património e Inovação

Coordenação: Ana Paula Pires

O grupo de investigação Economia, Sociedade, Património e Inovação (ESPI) interpreta as dinâmicas económicas e sociais contemporâneas, os desafios da internacionalização e globalização, tendo introduzido – entre 2012 e 2016 – a história da inovação e dos impactos sociais da Primeira Guerra Mundial como novos temas de análise histórica.

O grupo estuda os pilares da Economia moderna e do desenvolvimento no mundo contemporâneo, não só através de métodos históricos e de cronologias históricas, mas também com uma perspectiva sobre os desafios contemporâneos mais relevantes. A economia, como um todo, engloba não só as variáveis macroeconómicas, mas também as dimensões históricas, sociais e políticas, que são fundamentais para o perfil desenvolvido ou sub-desenvolvido de países, regiões e continentes.

A inovação foi estudada na sua dimensão histórica, acrescentando esta dimensão à história social e política da ciência e tecnologia, bem como introduzindo a história do património e valorizando as suas componentes materiais e imateriais em termos do desenvolvimento económico e social.

Assim, o ESPI apresenta uma perspectiva pioneira e original para a historiografia contemporânea.

Objectivos

• Investir em dinâmicas de investigação colaborativa, aprofundado ou procurando novas parcerias ao nível nacional e internacional, na Europa, no mundo ibero-americano e no mundo lusófono;
  • Preparar candidaturas de projectos a concursos internacionais (nomeadamente H2020 e ERC), na sequência dos bons resultados alcançados pelo grupo;
  • Garantir o êxito da combinação entre produção científica, formação avançada de investigadores (ex: NOVA Summer Schools Series in Interdisciplinary Courses) e a colaboração em actividades sociais e culturais, reforçando o modo como procuramos partilhar e disseminar o conhecimento, garantindo o seu interesse social.

Membros integrados

Membros associados

Áreas de Investigação

▪ Desenvolvimento económico e dinâmica social;
▪ Espaços económicos: europeização, globalização;
▪ Políticas públicas e inovação;
▪ Património cultural e usos públicos do passado.

Todas
Livros IHC
Revista Praticas da História

CONTACTOS