O futuro da História Contemporânea em debate

Nov 13, 2018 | Notícias

O início do novo plano estratégico científico do Instituto de História Contemporânea (IHC) serve de mote para o encontro “Futuros da História – História Contemporânea”, que vai ter lugar no dia 15 de Novembro, na Biblioteca Nacional de Portugal.

Ao longo de um dia, que incluirá conferências plenárias, apresentações e reuniões de trabalho, os participantes poderão ficar a conhecer – e tomar parte do debate – as novas linhas temáticas do IHC, a saber: Histórias Conectadas, Colonialismo, Anti-Colonialismo e Pós-Colonialismo; Mundos Precários e Sustentabilidade; Mediações Modernas; Usos do Passado.

Para além disso, haverá ainda espaço para uma conferência de Berber Bevernage, sobre a relação entre a investigação histórica e o Estado, e para uma mesa-redonda sobre o estado da arte da História Contemporânea de Portugal, com António Costa Pinto, Fátima Sá e Melo Ferreira e Fernando Rosas.

A encerrar o dia, Paulo Jorge Fernandes apresentará o novo projecto editorial do IHC, a Imprensa de História Contemporânea, especializada na divulgação de trabalhos de investigação originais nas áreas da História e das Ciências Sociais que incidam sobre o período contemporâneo.

A entrada é livre.

 

Imagem: Delacroix no 25 de Abril em Atenas, 1975 (Nikias Skapinakis)

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X