Fernando Rosas faz o “Juramento de Mauthausen”

Mai 14, 2018 | Destaque, Notícias

No passado dia 6 de Maio, Fernando Rosas esteve no Memorial de Mauthausen, antigo campo de concentração nazi na Áustria, integrando o grupo de representantes nacionais que participou na leitura do “Juramento de Mauthausen”, em homenagem aos portugueses atingidos pela barbárie nazi e colocou uma coroa de flores junto da placa que foi descerrada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, no ano passado.

Com Fernando Rosas, estavam também António Carvalho, director do Museu Nacional de Arqueologia e membro da equipa do projecto “Trabalhadores forçados portugueses no Terceiro Reich”, António Almeida Ribeiro, Embaixador de Portugal em Viena, e Afonso Laginha, Conselheiro de Embaixada e Encarregado da Secção Consular.

Esta participação nacional, pelo segundo ano consecutivo, coloca Portugal no elenco dos países que se preocupam com a afirmação viva desta memória, numa época em que importa redobrar a atenção aos movimentos populistas e nacionalistas que têm vindo a aflorar.

O “Juramento de Mauthausen” foi redigido a 16 de Maio de 1945 pelos sobreviventes ao regime concentracionário de Mauthausen-Gusen, que juraram contar tudo o que viram e vivenciaram, mantendo viva a memória contra o esquecimento.

Fotografia de Fernando Rosas no Wiener Wiesenthal Institut, durante a sua conferência.Na véspera da cerimónia, Fernando Rosas esteve ainda no Instituto Wiesenthal para os Estudos Sobre o Holocausto, onde proferiu uma conferência sobre os trabalhadores forçados portugueses no Terceiro Reich e se reuniu com Béla Rásky, o historiador que dirige este centro de investigação e austríaco.

 

Galeria de imagens

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X