Formação

Ensino e Formação

A formação constitui um dos principais eixos de acção do IHC, tanto no ensino formal como no não-formal, universitário e de extensão universitária.

Licenciaturas

 

Os alunos do curso de licenciatura em História da FCSH estabelecem, através dos docentes da área de História Contemporânea, um primeiro contacto com o universo da investigação avançada, seja pela frequência de colóquios, palestras e outras iniciativas promovidas no IHC, seja pela sua participação em projectos de investigação desenvolvidos no seu interior.

Mestrados

 

O Curso de Mestrado em História Contemporânea ou Área de Especialização em História Contemporânea (Séculos XIX e XX) da FCSH tem funcionando ininterruptamente há mais de 30 anos, beneficiando da parceria estreita entre o Departamento de História e o IHC. Muitas das teses daí resultantes foram publicadas em livro e galardoadas com vários prémios e menções honrosas no domínio da história contemporânea.

Pós-graduações

 

A criação de massa crítica nalgumas áreas especializadas de investigação permitiu ao IHC avançar com a criação de duas pós-graduações no âmbito da FCSH (cujo funcionamento está dependente de um número mínimo de inscritos).

Doutoramentos

 

Ao inscreverem-se na Área de Especialização em História Contemporânea (Séculos XIX e XX) do Curso doutoral da FCSH, os alunos do 3º ciclo têm a possibilidade de se tornar investigadores integrados do IHC, contar com a orientação ou co-orientação científica de um dos seus investigadores, de beneficiar de alguns dos seus apoios (participação em colóquios internacionais, apoio à publicação em línguas estrangeiras) e apresentar o IHC como instituição de acolhimento nos concursos de Bolsa de Doutoramento da FCT.

Escola de verão

 

Os investigadores do IHC são regularmente responsáveis por vários módulos de ensino no âmbito da Escola de Verão da FCSH, que decorre habitualmente nos meses de Julho a Setembro. Exemplos desses módulos podem ser consultados aqui.

Cursos Livres

 

Desde a sua fundação, o IHC oferece regularmente cursos de frequência aberta à comunidade, geralmente concentrados em dois dias ou numa semana, trazendo especialistas, nacionais e internacionais, habilitados a apresentar sínteses ou estados da arte dos temas que tratam. O Curso de Verão do IHC ou o Curso de Livre de História Contemporânea, em parceria com a Fundação Mário Soares, são duas das iniciativas de referência neste domínio, com muitas das suas actas já publicadas em livro.

Seminários

 

Os seminários de investigação constituem um importante fórum de partilha e discussão do trabalho produzido por investigadores do IHC e de outros centros de saber, tanto nacionais como internacionais. Alguns seminários procuram ter um âmbito mais transversal, outros têm um foco mais específico. Ora funcionando por inscrição, ora em regime aberto, todos eles constituem oportunidades de actualização de conhecimentos e acesso a debates-chave em vários domínios da historiografia.

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X