Fernando Rosas recebe Medalha de Mérito Ciência 2017

Jul 3, 2017 | Notícias

Fernando Rosas, fundador do IHC-NOVA FCSH e Professor Catedrático Jubilado da FCSH/NOVA, foi hoje homenageado com uma Medalha de Mérito Ciência, atribuída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A homenagem teve lugar esta manhã no Encontro Ciência 2017, a grande reunião de ciência e tecnologia em Portugal, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Ciência Viva. Para além do historiador, foram homenageadas outras 16 personalidades portuguesas e estrangeiras que, nas palavras de Manuel Heitor, “se distinguiram de uma forma única e que é nosso dever, hoje que estamos activos, de reconhecer a sua memória”.

Fernando Rosas recebeu a Medalha pela sua acção “decisiva no desenvolvimento da actividade científica em Portugal sobre a História do século XX e do Estado Novo português”. A organização destacou ainda o seu papel como fundador do IHC, unidade de investigação que fundou, em conjunto com outros docentes e investigadores, em 1990.

Entre os galardoados, encontrava-se ainda Raquel Soeiro de Brito, geógrafa e também Professora Catedrática Jubilada da FCSH/NOVA.