setembro, 2019

20set10:00 am4:30 pmIntrodução às Humanidades DigitaisWorkshop de Humanidades Digitais10:00 am - 4:30 pm Avenida de Berna, 26Tipologia do Evento:Ciclo,Workshop

Logótipo do Laboratório de Humanidades Digitais do IHC

Detalhes do Evento

Primeiro workshop da série 2019/2020 promovida pelo Laboratório de Humanidades Digitais do IHC. Formadores: Daniel Alves e Joana Paulino.

Laboratório de Humanidades Digitais
1ª Série de Workshops

O Laboratório de Humanidades Digitais (Lab_HD) do Instituto de História Contemporânea vai realizar, entre os meses de Setembro de 2019  a Fevereiro de 2020, a primeira edição de workshops na área das Humanidades Digitais.

O objetivo é promover formação sobre os diferentes métodos e técnicas utilizados no campo das Humanidades Digitais e também promover intercâmbio e conexões entre os investigadores e palestrantes convidados.

As inscrições para o primeiro workshop deverão ser realizadas 🔗 neste link.

O primeiro workshop, agendado para Setembro, será aberto à toda a comunidade científica e sem custos adicionais;
Os demais workshops possuem um limite de 20 inscrições e terão custo de 10€ para um dia e de 20€ para dois dias, com almoço e coffee break incluídos.

O pagamento deve ser feito por transferência bancária e o comprovativo remetido por email para dhlab@fcsh.unl.pt

NIB/IBAN: PT50 0781 0112 0000 0006 3998 0
BIC/SWIFT: IGCPPTPL

PROGRAMA 2019/2020 (📎 descarregar PDF)

20 de Setembro (sexta-feira)

10h-12h30 e 14h-16h30
Introdução às Humanidades Digitais e Infraestruturas digitais de Investigação (ROSSIO)

No workshop organizado pela Infraestrutura ROSSIO e pelo Laboratório de Humanidades Digitais, pretende-se demonstrar o que são as Humanidades Digitais e quais as suas aplicações por área científica das Ciências Sociais, Artes e Humanidades. É ainda objetivo definir o que são infraestruturas digitais, os seus objetivos e tipologias, enquadrando neste contexto estudos de casos internacionais, o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico e o ROSSIO.

Formadores: Daniel Alves (IHC — NOVA FCSH) e Joana Paulino (IHC — NOVA FCSH / ROSSIO)

Inscrições (gratuitas) 🔗 neste link.

04 de Outubro (sexta-feira)

GIS in the Humanities. Spatializing the past

Formadora: Patrícia Ferreira Lopes (Instituto do Património, Espanha)

06 de Novembro (quarta-feira)