novembro , 2019

28novTodo o dia29Weimar e o Ciclo Constitucional Post Grande GuerraCongresso Internacional(Todo o dia) Sociedade de Geografia de Lisboa, Rua Portas de Santo Antão, 100 — 1150-268 LisboaTipologia do Evento:Congresso

Imagem ilustrativa do congresso

Congresso que assinala um século sobre a elaboração e entrada em vigor da Constituição de Weimar. Chamada aberta até 30 de Setembro.

Weimar e o Ciclo Constitucional Post Grande Guerra:

No Centenário da Constituição de Weimar, 1919-2019

Decorrendo em 2019 um século sobre a elaboração e entrada em vigor da Constituição de Weimar, a Sociedade de Geografia de Lisboa promove, em co-organização com o Centro Europeu de Estudos de História Constitucional (CHC), com o Instituto de História Contemporânea (IHC) da Universidade NOVA de Lisboa, com o CEDIS – Centro de I&D sobre Direito e Sociedade da Universidade NOVA de Lisboa, e com a Universidade Europeia, a realização de um Congresso Internacional consagrado a este evento.

Chamada para comunicações (📎 descarregar PDF)

O Congresso terá lugar nos dias 28 e 29 de Novembro, procurando reunir o contributo de investigadores e interessados, em torno das seguintes áreas temáticas:

I – A Constituição de Weimar na história e historiografia constitucionais
II – O contexto histórico-política da Constituição de Weimar
III – A Constituição de Weimar: fontes e trabalhos e constituintes
IV – A organização do poder político na Constituição de Weimar
V – Os direitos fundamentais na Constituição de Weimar
VI – As Constituições coevas da de Weimar: As Constituições do Final da Grande Guerra
VII – As Constituições coevas da de Weimar: As Constituições do imediato post Guerra
VIII – A influência da Constituição de Weimar

Convidam-se os estudiosos e interessados em participar, a enviar, até ao dia 30 de Setembro, para o email do congresso: congressoweimar2019@hotmail.com, o tema e o respectivo resumo (máximo de duas páginas), acompanhados duma nota biográfica.

Após apreciação do Conselho Científico, os autores serão devidamente notificados até ao dia 10 de Outubro.

O programa definitivo, bem como o volume com os resumos das comunicações, estará disponível a partir de 9 de Novembro.

Solicita-se aos intervenientes no Congresso que enviem o seu texto definitivo até ao dia 31 de Dezembro.

São línguas oficiais do Congresso o português, espanhol, francês, inglês e alemão.

Conselho científico

Luís Aires de Barros
Armando Marques Guedes
Diogo Freitas do Amaral