maio, 2019

21mai6:00 pm8:00 pmA URSS depois do seu fimCiclo de aulas abertas6:00 pm - 8:00 pm NOVA FCSH, Torre B, Sala T5, Avenida de Berna, 26C — 1069-061 LisboaTipologia do Evento:Ciclo

Imagem alusiva ao ciclo

Última de três aulas abertas conduzidas por José Neves, sob o tema “Comunismo, Uma Metahistória”.

A URSS depois do seu fim: arquivo, historiadores e literatura

No quadro de um programa de investigação e ensino que trata de inquirir lugares comuns ao pensamento político, aos estudos sobre memória e à escrita do passado, estas três aulas abertas tratarão de analisar e debater o presente do comunismo passado. Serão analisados desenvolvimentos recentes na situação política portuguesa e sua relação com a revolução russa de outubro de 1917; os primórdios do movimento operário na Europa e a emergência de uma historiógrafa pós-colonial; o mundo que a queda do muro de Berlim criou e a construção da memória da experiência soviética.

— 7 de Maio: Outubro no país da geringonça. O centenário da revolução russa em Portugal
— 14 de Maio: O bicentenário do nascimento de Marx e a descolonização da história
— 21 de Maio: A URSS depois do seu fim: arquivo, historiadores e literatura

Estas três aulas abertas serão leccionadas no quadro da disciplina “História das Ideias Políticas Contemporâneas” do Mestrado em História e das actividades do Instituto de História Contemporânea. As aulas estarão a cargo de José Neves, professor no departamento de História da FCSH e investigador integrado do IHC, autor de Comunismo e Nacionalismo em Portugal – Política, Cultura e História no Século XX e director de Práticas da História – Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past.

ENTRADA LIVRE

(Terça-feira) 6:00 pm - 8:00 pm