julho, 2019

29jul10:00 am29set5:00 pmDas Trincheiras ao HospitalExposição(julho 29) 10:00 am - (setembro 29) 5:00 pm Hospital de Santo António, Rua Dr. Alberto Aires Gouveia — PortoTipologia do Evento:Exposição

Detalhe do cartaz da exposição

Exposição temporária sobre o impacto da Grande Guerra nos cuidados de saúde em Portugal, incluindo sobre os ex-combatentes.

Das Trincheiras ao Hospital:
Portugal, Saúde e Grande Guerra

A participação portuguesa na Grande Guerra teve consequências políticas, económicas e sociais que se sentiram nas décadas seguintes e que tiveram também um impacto na área da saúde. Através da mobilização de mais de 100 000 homens, a jovem República Portuguesa (1910) esperava obter o reconhecimento internacional e proteger as colónias africanas dos interesses britânicos e alemães.

Apesar de parecer contraditório, a Primeira Guerra Mundial despoletou um conjunto de avanços técnicos e científicos na saúde. Mas esta guerra total marcaria para sempre a vida de muitos homens, que regressaram com traumas físicos e psíquicos, e que rapidamente caíram no esquecimento.

Através de um conjunto de objectos, fotografias e vídeos, esta exposição relata este duplo impacto da Grande Guerra na saúde em Portugal.

Comissários: Helena da Silva e José Picas do Vale

ENTRADA LIVRE

Datas: 29 Julho a 29 de Setembro de 2019
Horário: 10-13h / 14h-17h de Segunda a Domingo
Localização: Hospital de Santo António – Auditório Prof. Doutor Alexandre Moreira do Centro Hospitalar Universitário do Porto

🔗 Página de Facebook

Visitas Orientadas:

As visitas orientadas a grupos estão dependentes de marcação prévia, com uma antecedência mínima de 5 dias úteis da data pretendida, via e-mail para museudochp@chporto.min-saude.pt , contendo a seguinte informação: entidade; morada; dia e hora pretendida para a visita; curso e ano (s) curricular (es) (se aplicável); número previsto de participantes; responsável a contactar (nome, telefone / telemóvel e e-mail para contacto); nº de professores/acompanhantes do grupo.
Nas visitas o número de visitantes por grupo é limitado a 20 elementos, não sendo incluídos neste número limite os acompanhantes do grupo.

Visita Orientada pela comissária dia 31 de Julho às 10h30. Marcação prévia via e-mail museudochp@chporto.min-saude.pt

Cartaz da exposição "Das Trincheiras ao Hospital"

Julho 29 (Segunda-feira) 10:00 am - Setembro 29 (Domingo) 5:00 pm

Hospital de Santo António