fevereiro, 2018

27fev6:00 pm8:00 pmSeminário de Doutorandos do ESPISessão #36:00 pm - 8:00 pm UTC+00:00 Lisboa | FCSH-UNLTipologia do Evento:Seminário

Ver mais

Detalhes do Evento

Um seminário que pretende criar uma rede de proximidade entre todos os doutorandos do grupo de investigação ESPI – Economia, Sociedade, Património e Inovação, procurando ser uma plataforma de cruzamento de ideias e abordagens que contribua para os avanços da produção individual de cada doutorando e para o conhecimento científico do grupo.

Sessão #3: História Comparada das Crises

Comunicações de José Miguel Leal da Silva e Carlos Alves Lopes
Comentário de Elisa Pinheiro e Vítor Oliveira Jorge

O conceito

O processo de escrita de uma tese de doutoramento é tendencialmente solitário. Desde a conceção do projeto, passando pela investigação que se estende por vários anos e pela fase de redação do produto final, o caminho nem sempre se faz de avanço, caracterizando-se sobretudo por momentos de cansaço, de impasse e de dúvida que, combinados com o isolamento do investigador desembocam, muitas das vezes, em fases de ansiedade e desânimo.

Neste sentido, o Seminário de Doutorandos do ESPI: Experiências e Práticas tem por objetivo reunir os vários doutorandos do nosso grupo de investigação, tendo em vista:

  • Partilhar investigações em curso: progressos, obstáculos e resultados obtidos, convidando o investigador a fazer um ponto de situação do trabalho desenvolvido;
  • Proporcionar um momento de reflexão sobre os trabalhos apresentados, permitindo aos investigadores receber conselhos e sugestões dos seus pares;
  • Dar a conhecer os vários temas que se trabalham no nosso grupo, permitindo aproximar agendas de investigação e, neste contexto, partilhar e debater problemáticas em análise, abordagens e metodologias usadas;
  • Viabilizar a criação de linhas de investigação conjuntas para a organização de possíveis eventos, nomeadamente congressos, seminários ou workshops.

Em suma, este seminário pretende estabelecer uma rede de proximidade entre todos os doutorandos do ESPI, procurando ser, mais que um espaço de partilha de investigações, uma plataforma de cruzamento de ideias e abordagens que contribua para os avanços da produção individual de cada doutorando e para o conhecimento científico do grupo.

Cada sessão terá 2 apresentações de investigações em curso (20 a 30 min cada), que serão comentadas por dois investigadores, seguindo-se o debate. Tempo de duração – 90 min cada sessão.

Próxima sessão: 17 de Abril de 2018

Programa

Tempo

(Terça-feira) 6:00 pm - 8:00 pm UTC+00:00

Localização

Lisboa | FCSH-UNL

X