fevereiro, 2018

28fev6:00 pm8:00 pmA Sátira e a cidadeNovos Estudos & Novos Olhares Sobre a Cidade - II Ciclo6:00 pm - 8:00 pm Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Campo Grande 245, 1700-091 LisboaTipologia do Evento:Conferência

Fragmento do cartaz da conferência

Segunda sessão do ciclo de conferências organizado por Daniel Alves (IHC) e Rosa Maria Fina (CLEPUL) e acolhido pelo Museu de Lisboa.

II Ciclo de Conferências “Novos estudos & Novos olhares sobre a cidade: Lisboa do Terramoto à Revolução de Abril”

A Sátira e a cidade. Lisboa nos jornais de caricaturas de Rafael Bordalo Pinheiro (1879-1891)
Paulo Jorge Fernandes (IHC – NOVA FCSH)

Entre 1879 e 1891, o caricaturista Rafael Bordalo Pinheiro, um dos artistas mais importantes da sua geração, lançou dois jornais de caricaturas – O António Maria e Pontos nos ii – onde se entreteve a criticar sem dó nem piedade as figuras proeminentes que ocupavam o espaço público nacional, os costumes políticos e os governantes de todos os quadrantes ideológicos do país. Estas não eram as primeiras iniciativas editoriais do género propostas Bordalo Pinheiro nem seriam as últimas, mas a sua publicação foi coincidente com um tempo político particularmente reformista em Portugal, marcado pela estruturação do sistema partidário moderno e, simultaneamente, pela afirmação da primeira fase do “rotativismo” da Monarquia Constitucional. Centrada sobre uma época em que a imprensa de caricaturas se encontrava em franca expansão motivada pela conquista de novos públicos, pela criação de novas subjectividades e pela produção de novas formas literárias, esta comunicação pretende mostrar e discutir de que maneira o espaço urbano, sobretudo o lisboeta, foi utilizado enquanto linguagem ( e não apenas cenário) das tramas políticas comentadas por Bordalo Pinheiro e qual o impacto que esta aproximação satírica provocou na época, tentando perceber as continuidades e as semelhanças introduzidas em ambos os jornais.

Cartaz da conferência "A Sátira e a cidade"

Sobre o convidado:
Investigador Integrado e membro da Direcção do Instituto de História Contemporânea. Exerce as funções de Professor Auxiliar do Departamento de História da NOVA FCSH, onde tem leccionado as unidades curriculares de História de Portugal Contemporâneo (Século XIX), História do Brasil Contemporâneo e História de Espanha na licenciatura, mas também de História Comparada do Colonialismo Europeu no Século XIX e História Política do Liberalismo em Portugal no mestrado.
Doutorado em História Institucional e Política Contemporânea pela NOVA FCSH (2007). Tem como área de actividade científica a História dos Séculos XIX e XX e como domínio de especialização a História de Portugal e a História Institucional e Política do mesmo período. Os seus interesses de investigação repartem-se pelos campos da História Política (Estado, Elites, Partidos Políticos, Eleições, Parlamento, Imprensa, Biografia e Prosopografia), da História Colonial (Sul de África e Moçambique) no “longo Século XIX”. Mais recentemente, tem-se dedicado ao estudo da História do Humor e da Sátira Política na Imprensa, bem como dos usos políticos da Caricatura e do Cartoon. O seu próximo projecto de investigação tem o título de Laughing together (or not): visions and representations of the “self” and the “other” in European satirical press (1789-1989). Pretende ainda escrever um livro sobre o Humor e a Sátira na Imprensa de caricaturas em Portugal (1847-1977).

Sobre o ciclo:
Não se pode dizer que a investigação académica sobre Lisboa alguma vez tenha passado de moda, afirma-se um contínuo olhar sobre a cidade e descobre-se nela, no seu espaço e nas suas gentes, motivos para novos estudos todos os anos. A perspectiva deste ciclo de conferências é, por isso, a de renovar esse olhar apresentando e discutindo trabalhos, textos, projectos que têm Lisboa como cenário ou Lisboa como actriz. E são estas duas visões que enquadram os estudos que fazem parte deste ciclo de conferências: por um lado, caracterizar a vivência quotidiana, a sociabilidade e as dinâmicas culturais, sociais ou políticas daqueles que viveram ou passaram pela cidade; por outro lado, analisar o seu espaço físico, o seu pulsar urbano, as suas transformações. Estes dois olhares, porém, não os queremos fixos numa determinada época, antes os estendemos num arco de mais de dois séculos, procurando abarcar a História de Lisboa do século XVIII ao século XX. Queremos que sejam também histórias nunca antes contadas sobre Lisboa e os lisboetas, queremos apelar à imaginação dos que vierem assistir e queremos que venham debater connosco cada um dos temas propostos.

(Quarta-feira) 6:00 pm - 8:00 pm

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

Campo Grande 245, 1700-091 Lisboa

Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Museu de Lisboa