setembro, 2019

20set9:00 am6:00 pmRevisitar António Sérgio cinquenta anos depoisJornada quarta9:00 am - 6:00 pm Rua do Salvador, 1 — 7000-880 ÉvoraTipologia do Evento:Jornadas

Detalhe do cartaz da quarta jornada do colóquio

Ver mais

Detalhes do Evento

Quarta jornada do colóquio que tem vindo a decorrer, ao longo de 2019 e em diferentes instituições, em homenagem a António Sérgio.

 

Revisitar António Sérgio cinquenta anos depois
Jornada quarta: Filosofia, ciência e educação

 

António Sérgio (1883-1969) ocupa um lugar destacado na cultura portuguesa do século XX. Ensaísta de profunda cultura, o seu pensamento crítico incidiu sobre uma pluralidade de campos do saber que vão da pedagogia à ciência, passando pela filosofia (que lhe marca a raiz), pela história, os problemas sociais e económicos, pela ciência, literatura e política. Intelectual cosmopolita e interventivo, crítico das posições dogmáticas que dominaram no seu tempo, envolveu-se em movimentos intelectuais e de acção social e em polémicas que marcaram indelevelmente o campo intelectual português. A sua linguagem aparentemente simples encobre um pensamento bem mais complexo do que poderia parecer a uma primeira leitura. A progressiva especialização dos campos do saber a que se assistiu no século XX contribuiu para o relativo esquecimento da uma obra que se impõe revisitar, quer pelos horizontes que rasgou quer pelos debates que suscitou nos mais variados campos.

Durante 2019, um conjunto de Jornadas Universitárias coordenadas, celebram a obra de Sérgio, considerando as suas várias facetas.

No próximo dia 20 de Setembro, realiza-se em Évora a Jornada Quarta, depois das Jornadas de Coimbra (Universidade de Coimbra), Vila Nova de Famalicão (Museu Bernardino Machado) e Lisboa (FLUL). Em Novembro, ocorrerá a Jornada de Aveiro (Universidade de Aveiro) e a do Instituto de Ciências Sociais.

 

Programa:

 

Cartaz da quarta jornada do colóquio "Revisitar António Sérgio cinquenta anos depois"
Organização (IHC — Universidade de Évora):

João Príncipe
Augusto Fitas
Marcial Rodrigues

Tempo

(Sexta-feira) 9:00 am - 6:00 pm

Localização

Grupo Pró-Évora

Rua do Salvador, 1 — 7000-880 Évora

Organizador

Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évoracehfc@uevora.pt Largo dos Colegiais, 2 — 7000-812 Évora

X