maio, 2019

09mai6:00 pm8:00 pmRepensar Portugal e a Ideia de EuropaApresentação do livro6:00 pm - 8:00 pm Universidade dos ValoresTipologia do Evento:Apresentação

Convite para a apresentação do livro

O livro de Isabel Baltazar será apresentado por José Eduardo Franco na Universidade dos Valores, em Mafra.

“Repensar Portugal e a Ideia de Europa — Pensamento Contemporâneo”

Repensar Portugal e a Ideia de Europa pretende mostrar a presença da ideia de Europa no pensamento contemporâneo. Esta ideia nunca deixou de estar presente em Portugal, quer servindo como paradigma ao modo de pensar Portugal, quer servindo de retaguarda quando se privilegia o Atlântico, ou, simplesmente, para pensar a Europa.

As Imagens da Europa apresentadas neste trabalho servem para Portugal se ver a si próprio, mostrando a posição de Portugal na Balança da Europa. A consciência de uma portugalidade vai sendo construída a partir da visão da Europa. As Imagens de Portugal são construídas a partir das Imagens da Europa, reconhecendo a europeidade de Portugal e a posição de Portugal perante a Europa.

Por outro lado, a própria Europa precisa de encontrar um futuro e resolver a evidente crise europeia. A unidade das nações europeias parece ser o único caminho possível. Para alguns, a solução estava mesmo em chegar aos Estados Unidos da Europa, ideia acompanhada em Portugal com muito interesse no século XX, como mostram as fontes de imprensa e a documentação diplomática.

Portugal é fatalmente europeu, a “cabeça da Europa”, mesmo para os não europeístas, os que mostram o outro olhar de Portugal, para o Atlântico. Portugal, tão pequeno e tão grande, com um “rosto europeu” e um corpo que se estende em todas as direcções. Portugal é a Europa e o Mundo. Uma vocação universalista que sempre se conjugou com a sua identidade europeia.

(Quinta-feira) 6:00 pm - 8:00 pm

Universidade dos Valores