setembro, 2019

04set6:00 pm9:00 pmO Processo Criativo nas Práticas CinematográficasEscola de Verão NOVA FCSH6:00 pm - 9:00 pm NOVA FCSH, sala a anunciar, Avenida de Berna, 26 — 1069-061 LisboaTipologia do Evento:Curso

Imagem ilustrativa do curso

Curso integrado na Escola de Verão da NOVA FCSH, onde se pretende explorar as diferentes áreas profissionais que contribuem para o objecto fílmico.

O Processo Criativo nas Práticas Cinematográficas: Materialidades

Docente responsável: Rui Lopes

Docentes: Caterina Cucinotta, Érica Faleiro Rodrigues, Margarida Leitão e Rui Lopes

Horário: 2 a 6 de Setembro | das 18h00 às 21h00

Objectivos:

Tradicionalmente, a análise em estudos fílmicos tem sido orientada pela perceção da obra cinematográfica como resultado final.
No entanto, o filme é um objeto no qual confluem variadas especialidades artísticas e profissionais, e múltiplos processos criativos. Ao longo deste curso, pretendemos explorar as diferentes áreas profissionais que contribuem para o objeto fílmico.
Mais concretamente, através da análise de várias práticas cinematográficas, iremos dissecar a complexidade do processo cinematográfico, focando-nos nas funções específicas que contribuem para um resultado final inevitavelmente multidisciplinar, e na multitude de artes e ofícios que colaboram na construção do objeto fílmico.

Programa:

Com raíz nos estudos literários, e incidindo sobre os campos das materialidades da comunicação e dos estudos dos media, o termo Materialidades, quando aplicado ao cinema, convoca os diferentes elementos (ou departamentos) que interagem no processo de materialização física de um projeto fílmico: construção do argumento, escolha do suporte, direção de arte, figurinos, acústica, luz, etc. Para este fim, são considerados os diversos profissionais que, ao darem preferência a certas escolhas em detrimento de outras e ao levarem a cabo as suas práticas específicas, interferem diretamente na conceção do filme, assim materializando e transformando a ideia inicial na obra final e favorecendo um determinado entendimento estético da mesma. O objetivo deste curso é o de se complementar a investigação, predominantemente teórica, que já existe sobre a sétima arte, através do aprofundamento da dimensão material, física, “fabril”, que está na origem e na base de todo o objeto fílmico; promovendo o debate sobre a potência comunicativa e expressiva dos vários elementos que materializam e integram uma obra; e entendendo o fazer cinematográfico como um processo complexo onde cada equipa de trabalho assume funções específicas que contribuem para um resultado final inevitavelmente “interartístico” — já que todo o tipo de artes e ofícios colaboram na construção do objeto fílmico. Em vez do enfoque na análise dos diversos códigos fílmicos, dos seus conteúdos e da sua significação, a metodologia das materialidades pretende isolar as matérias que lhes dão forma, tomando cada uma dessas dimensões materiais segundo a sua natureza específica, com vista ao estudo da sua função na construção global do objeto “filme”. A dimensão física da película, as formas, texturas e linhas dos figurinos, os objetos cenográficos, a composição dos ambientes exteriores e interiores, juntamente com o trabalho sobre o som e a acústica: tudo aquilo que é reproduzido na forma abstrata do objeto final que é o filme radica numa realidade concreta e material, que se torna, neste caso, no próprio objeto de estudo. Trata-se, pois, de “desmontar” os vários componentes que estão na origem da constituição “prática” do filme e tratá-los individualmente como objetos passíveis de análise. As aulas serão constituídas por apresentações expositivas, projeção de filmes e discussão com os alunos.

Mais informações e inscrições

Crédito da foto: Rosa Vale Cardoso