novembro , 2019

11nov3:00 pm6:00 pmEstado Novo: «políticos» versus «cientistas»?Seminário3:00 pm - 6:00 pm NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SE3, Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 LisboaTipologia do Evento:Seminário

Fotografia de António Oliveira Salazar a brindar com estudantes em Maio de 1969.

Seminário organizado pela linha temática “Histórias Conectadas: Construção do Estado, Movimentos Sociais e Economia Política“. Com Fernando Rosas.

Estado Novo: «políticos» versus «cientistas»?
Fernando Rosas (IHC — NOVA FCSH)

A abordagem “neutral”, apolítica e “cientificamente fundada” do passado fascista e estadonovista não se limita a ser uma questão de método. É uma opção pela reescrita normalizadora da história do regime em que ele é anulado enquanto categoria política e, portanto, enquanto tal, transfigurado numa antropologia de especificidades inseridas num tempo longo de continuidades resistentes a qualquer caracterização política. Assim se vai esbatendo a distinção, necessariamente política e ideológica, entre oprimidos e opressores. Com uma diferença: a natureza política dos opressores é normalizada pela diluição da centralidade das formas de opressão em especificidades que as relativizam ou anulam, enquanto que a luta política da resistência é considerada como artifício importado de tipologias estranhas à realidade. E dessa forma, tal como se passou no debate político italiano sobre a história do fascismo a partir dos anos 80, a fronteira entre compreensão e legitimação torna-se incerta. E esse é o problema. Melhor dizendo: essa é a questão que verdadeiramente divide os campos historiográficos sobre o Estado Novo.

ENTRADA LIVRE

Imagem: António Oliveira Salazar com estudantes, 2 de Maio de 1969. (Fonte: Nationaal Archief)

(Segunda-feira) 3:00 pm - 6:00 pm

NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SE3