outubro, 2019

16out(out 16)9:00 am18(out 18)4:00 pmPaisagem Sonora HistóricaII Encontro9:00 am - 4:00 pm (18) Universidade de Évora, Colégio Mateus d' Aranda, Rua do Raimundo, 104 — 7000-872 ÉvoraTipologia do Evento:Encontro

Detalhe do cartaz do II Encontro Paisagem Sonora Histórica

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Detalhes do Evento

Encontro interdisciplinar sobre paisagens sonoras que tem como objectivo de contribuir para a definição e pensamento do espaço sonoro.

II Encontro Paisagem Sonora Histórica

 

A noção de paisagem sonora (Soundscapes) que tem vindo a ganhar cada vez mais expressão nos círculos musicológicos internacionais permite entender a música realizada numa determinada área a partir de uma perspectiva contextual abrangente, contrariamente à leitura centrada num compositor ou grupo restrito de compositores. Permite reconstruir contextos, circuitos, trânsitos e cartografar a presença da música e dos músicos, entendendo a música como uma atividade social, política e económica e não meramente artística.

A escala urbana é especialmente indicada para observar a rede social que forma a música. O papel que as artes desempenham na construção de uma identidade cívica tem sido tratado nos últimos tempos, tanto no caso da música como no das artes plásticas. A historiografia do fenómeno urbano reformulou o conceito de cidade de uma tal forma que a prática social e cultural é tão importante como a noção de ocupação espacial ou as próprias estruturas socio-económicas. A corrente de investigação da Musicologia urbana caracteriza-se por uma vocação interdisciplinar, sendo bem-vindos os contributos de diversos domínios de investigação. Interessam as atividades musicais propriamente ditas (e outras manifestações sonoras), mas também as suas representações e fontes; os executantes e os diretores; os profissionais e os amadores; os tempos e os espaços; os ritos e as práticas espontâneas, porque todos estes elementos contribuem para configurar uma paisagem, uma identidade sonora.

O aspecto urbano no respeitante à actividade musical das igrejas, conventos ou outras instituições religiosas, nas praças ou teatros proporcionam uma “paisagem sonora” particularmente rica seja no caso de Évora, Lisboa, Coimbra ou outros centros musicais Europeus como Madrid, Sevilha, Paris ou ainda em cidades como Salvador da Bahia ou Rio de Janeiro. No seguimento de projectos deste género realizados na Andaluzia (Sevilha e Granada), o projecto proposto relativamente a Évora assenta na cartografia do maior número possível de eventos históricos sonoros na cidade de Évora entre 1540 – 1910.

O Encontro para além de comunicações focadas na cidade de Évora pretende promover e articular trabalhos sobre outras paisagens, espaços e cidades. Pretende promover o trabalho interdisciplinar a áreas importantes para a definição e pensamento do espaço sonoro como a arquitetura, sociologia ou acústica.

 

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🔗 Chamada para trabalhos

 

 

Informações relevantes:

O Simpósio tem como idiomas oficiais: Português, Inglês e Castelhano.
As propostas para apresentação de artigos (20 min.) deverão incluir título, nome do autor(es), pequena(s) biografia(s) (máx. 150 palavras), e resumo (máx. 350 palavras), devendo ser enviadas em formato Word até 30 de Maio de 2019 – para o email evorasoundscapes@gmail.com
Notificação sobre a aceitação por parte da comissão científica das propostas será enviada aos autores até 20 de Junho.
Inscrição no Simpósio das propostas deverá ser feita entre 10-30 de Julho, mediante o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de 50€ (mestrandos e doutorandos – 20€) – Instruções AQUI
Mais informação sobre forma de pagamento de inscrição será anunciada em tempo oportuno nesta página

Outras questões deverão ser enviadas para: evorasoundscapes@gmail.com

Comissão Organizadora

Antónia Fialho Conde (Universidade de Évora, Portugal)
Filipe Mesquita de Oliveira (Universidade de Évora, Portugal)
Luís Henriques (Universidade de Évora, Portugal)
Rita Faleiro (Universidade de Évora, Portugal)
Rodrigo Teodoro de Paula ( FCSH – Universidade NOVA de Lisboa, Portugal)
Vanda de Sá (Universidade de Évora, Portugal)

Comissão Científica

Antónia Fialho Conde | CIDEHUS Universidade de Évora
António Camões Gouveia | CHAM FCSH NOVA
Clara Bejarano Pellicer | Universidade de Sevilha
Cristina Fernandes | INET-md FCSH NOVA
David Cranmer | CESEM FCSH NOVA
Maria de Fátima Nunes | IHC – CEHFCI-UÉ Universidade de Évora
Filipe Mesquita de Oliveira | CESEM Universidade de Évora
Juan Ruiz Jiménez | Catedra de Música. I.E.S. “Generalife”, Granada
Olga Magalhães | CIDEHUS Universidade de Évora
Rodrigo Teodoro de Paula | CESEM FCSH NOVA
Rui Vieira Nery | INET-md FCSH NOVA; Fundação Calouste Gulbenkian
Vanda de Sá | CESEM Universidade de Évora

 

Cartaz do II Encontro Paisagem Sonora Histórica

Tempo

16 (Quarta-feira) 9:00 am - 18 (Sexta-feira) 4:00 pm

Localização

Universidade de Évora, Colégio Mateus d' Aranda

Rua do Raimundo, 104 — 7000-872 Évora

Organizador

Várias instituições

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