novembro , 2019

27nov6:00 pm8:00 pmO olhar turístico em LisboaNovos Estudos & Novos Olhares Sobre a Cidade - III Ciclo6:00 pm - 8:00 pm Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Campo Grande 245, 1700-091 LisboaTipologia do Evento:Ciclo,Conferência

Detalhe do cartaz da conferência

Oitava sessão do terceiro ciclo de conferências sobre a história de Lisboa, organizado por Daniel Alves (IHC) e Rosa Maria Fina (CLEPUL) e acolhido pelo Museu de Lisboa. Com Maria Estela Gonçalves.

Novos estudos & Novos olhares sobre a cidade: Lisboa do Terramoto à Revolução de Abril
III Ciclo de Conferências

O olhar turístico em Lisboa
Maria Estela Gonçalves (Câmara Municipal de Lisboa)

Urbanismo e turismo são processos sócio-históricos que se acompanham há quase dois séculos, sendo o último um motivo de alteração e recriação da paisagem urbana das cidades, consagrando uma parte do território para a sua, fruição, ou até quase a totalidade, como ocorre com Veneza.
O olhar turístico, the tourist gaze, vem-se formando a partir de uma complexa combinatória de procura do “pitoresco”, do “pristino”, uma vontade de diferenciação, uma necessidade de escapismo, seja do quotidiano, do trabalho, ou de si próprio.
Lisboa povoada de severas, varinas e outros tantos pitorescos, tem alimentado ao longo do século XX as buscas de “pristino” de uns e outros; de ingleses em primeiro lugar, afinal os inventores do turismo, mas depois da nossa entrada na CEE, de franceses, de alemães, os europeus da Europa unida, ou os antigos exóticos do oriente ou de África, em visita de contra exotismo.
Na atualidade a Lisboa turística tornou-se numa das mais-valias da cidade, e a sua intensidade tem sido tal, que coloca em oposição a rentabilidade económica, estimulada pelo turismo – que se alimenta da “autenticidade” dos bairros, do seu pristino – esquecendo valores de urbanidade e equidade.
Durante a viagem, no tempo histórico e no espaço da cidade, a destacar a multiplicidade de pitorescos inventados para alimentar o tourist gaze em Lisboa.

Sobre a oradora:
A trabalhar no município de Lisboa desde 1988 na área da reabilitação urbana, Maria Estela Gonçalves dedicou vários anos ao bairro da Mouraria, onde colaborou na estruturação e implementação do Programa QREN “Mouraria: cidades dentro da cidade.” (2009 – 2013).
Licenciada em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa; Mestre em Antropologia, Memórias, Património e Identidades, com a Especialidade: Património e Identidades “A Lisboa dos e nos Guias Turísticos. Lisboa a compor-se ao Espelho.” no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (2008); Doutora em História, Especialidade: Dinâmicas do Mundo Contemporâneo com a tese “A Lisboa dos guias turísticos ingleses e franceses no século XX. Lisboan soul, l’âme de Lisbonne: Lisboa no espelho do Outro.”, Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais, em 2015.

Cartaz da conferência "O olhar turístico em Lisboa"

ENTRADA LIVRE

Sobre o ciclo:
Não se pode dizer que a investigação académica sobre Lisboa alguma vez tenha passado de moda, afirma-se um contínuo olhar sobre a cidade e descobre-se nela, no seu espaço e nas suas gentes, motivos para novos estudos todos os anos. A perspectiva deste ciclo de conferências é, por isso, a de renovar esse olhar apresentando e discutindo trabalhos, textos, projectos que têm Lisboa como cenário ou Lisboa como actriz. E são estas duas visões que enquadram os estudos que fazem parte deste ciclo de conferências: por um lado, caracterizar a vivência quotidiana, a sociabilidade e as dinâmicas culturais, sociais ou políticas daqueles que viveram ou passaram pela cidade; por outro lado, analisar o seu espaço físico, o seu pulsar urbano, as suas transformações. Estes dois olhares, porém, não os queremos fixos numa determinada época, antes os estendemos num arco de mais de dois séculos, procurando abarcar a História de Lisboa do século XVIII ao século XX. Queremos que sejam também histórias nunca antes contadas sobre Lisboa e os lisboetas, queremos apelar à imaginação dos que vierem assistir e queremos que venham debater connosco cada um dos temas propostos.

(Quarta-feira) 6:00 pm - 8:00 pm

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

Campo Grande 245, 1700-091 Lisboa

Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Museu de Lisboa