novembro , 2018

27nov(nov 27)9:45 am28(nov 28)6:30 pmII Seminário NETCOR Portugal9:45 am - 6:30 pm (28) NOVA FCSH, várias salas, Avenida de Berna, 26C — 1069-061 LisboaTipologia do Evento:Seminário

Detalhe do cartaz do II Seminário NETCOR Portugal

Reunião nacional da rede NETCOR, para apresentação das mais recentes pesquisas feitas pelos seus membros, bem como de trabalhos de outros investigadores que estudem o corporativismo. Chamada aberta até 20 de Junho.

II Seminário NETCOR Portugal

Apresentação

O fenómeno do corporativismo, na sua dimensão histórica, tem vindo a revelar-se um dos campos nos quais a historiografia tem olhado, de forma mais atenta, nos últimos anos. As investigações levadas a cabo em diferentes pontos geográficos (Portugal, Brasil, Espanha, Itália, Grécia ou Hungria) atestam as múltiplas facetas de um conceito transnacional, facto no qual se encerram também complexidades e tensões entre o domínio teórico e a aplicação prática.

De modo a congregar os diversos contributos de investigadores que se dedicaram ao estudo dos contextos e factores sobre os quais emergiram os regimes corporativos, em 2015, foi criada a International Network for Analysis of Corporatism and Organized Interests (NETCOR). Por ocasião do terceiro ano de existência da rede NETCOR, julgamos ser a oportunidade para efectuar um balanço da produção e da investigação produzida pelos vários membros, de modo a estabelecer um diálogo e um maior conhecimento sobre os avanços feitos nos últimos tempos.

Partindo deste enunciado e através da abertura de uma chamada de comunicações baseadas nas linhas de investigação trabalhadas no âmbito da rede – corporativismo e organização de interesses económicos e sociais – o objetivo principal deste evento é a apresentação das mais recentes pesquisas feitas pelos membros da rede e, igualmente, promover a difusão do trabalho desenvolvido nestas áreas de pesquisa a outros investigadores e interessados.

Disponível neste link.

Calendarização

Abertura para a apresentação de propostas – 20 de Maio de 2018
Término de apresentação de propostas – 20 de Junho de 2018
Resposta às propostas apresentadas – 20 de Julho de 2018
Divulgação do programa – 20 de Setembro de 2018

As propostas de comunicação deverão conter, título, resumo (entre 300 e 500 palavras), acompanhadas de uma nota biográfica do autor (máximo 100 palavras). Envie a sua proposta até ao dia 20 de Junho de 2018 para netcor2015@gmail.com.

Comissão científica

Paula Borges Santos (IHC – NOVA FCSH)
Valerio Torreggiani (IHC – NOVA FCSH)
Álvaro Garrido (CEIS20 – UC)