setembro, 2018

20set(set 20)9:30 am21(set 21)2:00 pmModernización Social y Cambio Político en la Península IbéricaWorkshop internacional9:30 am - 2:00 pm (21) NOVA FCSH, Torre B, Sala T1, Avenida de Berna, 26C — 1069-061 LisboaTipologia do Evento:Workshop

Fotografia de um protesto junto ao quadro Guernica

Workshop, organizado em parceria com a Universidad de Sevilla, que tem como objectivo reflectir sobre o papel da sociedade civil como agente de mudança e de rejeição das ditaduras.

Modernización Social y Cambio Político en la Península Ibérica (1960-1986)
Workshop Internacional

A incorporação, tardia e parcial, de Portugal, Grécia e Espanha na corrente geral de alterações económicas, sociais e culturais que caracterizaram “the sixties” – os longos anos sessenta-, teve repercussões imprevisíveis para a continuidade das ditaduras na Europa do Sul. Quebrados os seus apoios sociais, fracturando as suas elites políticas e económicas, os regimes autoritários acabariam por ser substituídos via processos diferentes, e até antagónicos, por democracias pluralistas.

O estudo dos processos de mudança política, o objectivo deste workshop, centrar-se-á no protagonismo de uma sociedade civil cada vez mais complexa que, de olhos postos na Europa e articulada sob influência das forças de oposição, políticas e sindicais, converteu-se em agente da rejeição da continuidade das ditaduras e um factor de mudança.

Em estreita ligação causal com tudo isto, será também abordado o peso do legado autoritário sobre as jovens democracias e o problema das experiências traumáticas da memória.

Por fim, o workshop enquadrará as respectivas intervenções numa dimensão global da mudança política, que se traduz numa atenção preferencial por tópicos que se referem às relações internacionais e à questão colonial.

PROGRAMA:

Quinta-feira, 20 de Setembro

9h30: Abertura

10h00-11h30:
Alberto CARRILLO LINARES (Universidad de Sevilla): “Luchar por la democracia lejos de la dictadura: exiliados y emigrantes hispano-lusos en Franca y su acción política en los años 60/70”.
Yvette SANTOS e Ana Sofia FERREIRA (IHC – NOVA FCSH): “Entre Associações e Comités: Estruturas de apoio à emigração portuguesa em França durante os anos 1960 e 1970”.
Moderação: Raquel Varela (IHC – NOVA FCSH)

11h30: Intervalo

12h00-13h30:
Raquel VARELA (IHC – NOVA FCSH): “A Revolução dos Cravos e o Estado Social”.
Marcial SÁNCHEZ MOSQUERA (Universidad de Sevilla): “Los sistemas de relaciones laborales en el Sur de Europa durante la crisis del petróleo, 1974-1986. Un estudio comparado de España, Portugal e Italia”.
Moderação: Encarnación Lemus López (Universidad de Huelva)

15h00-17h00:
Aurora ALMADA E SANTOS (IHC – NOVA FCSH): “A Organização das Nações Unidas e a Descolonização Portuguesa”.
Inmaculada CORDERO OLIVERO (Universidad de Sevilla): “Guerra en el Sahara. Mediaciones regionales para evitar el conflicto”.
Encarnación LEMUS LÓPEZ (Universidad de Huelva): “El destino del Sahara Occidental en la ONU”.
Moderação: João Miguel Almeida (IHC – NOVA FCSH)

17h30: Mesa-redonda: Projetos em curso no IHC

Cláudia NINHOS: “Os Portugueses nos Campos de Concentração e no Sistema de Trabalho Forçado do III Reich”
Helena PINTO JANEIRO: “Cárceres do Império: A Comissão de Inquérito ao Campo de concentração de São Nicolau em Angola (1974)”
João Miguel ALMEIDA: “Civilizar ou Libertar? A política educativa e religiosa da Igreja Católica em Angola e Moçambique nos últimos anos do Império (1961-1975)”
Pedro MARQUES GOMES: “A Obra Completa de Mário Soares (1924-2017)”

Moderação: Alberto Carrillo Linares (Universidad de Sevilla)

Sexta-feira 21 de Setembro

9h00-10h30:
Maria Inácia REZOLA  (IHC – NOVA FCSH / ESCS): “Mediando um passado agitado: memória e história na comunicação social portuguesa”.
Konstantinos KORNETIS (Universidad Carlos III): “Generaciones en Transición: La memoria generacional de las transiciones democráticas en Grecia, España y Portugal”.
Moderação: Sílvia Correia (UFRJ)

10h30: Intervalo

11h00-12h30:
Ángeles GONZÁLEZ FERNÁNDEZ (Universidad de Sevilla): “La renovación de las derechas en los procesos de cambio político en la Europa del sur”.
João MADEIRA e Ana Sofia FERREIRA (IHC – NOVA FCSH): “O processo revolucionário em Portugal e as margens de crescimento da esquerda radical”.
Moderação: Rui Aballe Vieira (IHC – NOVA FCSH)

12h30:
András LENART (Universidad de Szeged): “Tendencias y temas cinematográficos durante la Transición española y portuguesa”.
Moderação: Ángeles González Fernández (Universidad de Sevilla)

Os resumos das intervenções podem ser consultados AQUI.

Coordenação:

Ángeles GONZÁLEZ FERNÁNDEZ (Universidad de Sevilla)
Maria Inácia REZOLA (IHC – NOVA FCSH / ESCS)

Cartaz do workshop "Modernización Social Y Cambio Político en la Península Ibérica"

20 (Quinta-feira) 9:30 am - 21 (Sexta-feira) 2:00 pm

NOVA FCSH, Torre B, Sala T1