maio, 2019

27mai6:00 pm9:00 pmModernidade e Tradição VI - 12ª SessãoModernidade e Tradição - Seminário de Investigação - VI Série6:00 pm - 9:00 pm NOVA FCSH, Edifício ID, Sala 1.05, Avenida de Berna, 26C — 1069-061 LisboaTipologia do Evento:Ciclo

Imagem alusiva ao ciclo de seminários

Ver mais

Detalhes do Evento

Décima-segunda sessão da VI série do seminário de investigação promovido pelo IHC, sobre o processo histórico que molda e caracteriza a economia e a sociedade contemporâneas.

 

Modernidade e Tradição:  Economia, Sociedade e Inovação no Mundo Contemporâneo
VI Série do Seminário de Investigação

 

 

Produção e captura de imaginários simbólicos futuros do cante alentejano
Dulce Simões (INET-md – NOVA FCSH)

 

Os folcloristas e académicos do passado reclamaram a preservação da herança cultural – ou pelo menos a sua representação – perante as transformações materiais e simbólicas da sociedade capitalista. As suas narrativas foram rearticuladas pelos estados-nação, como representações hegemónicas regionais ou nacionais, vinculadas à “cultura popular” e à “autenticidade”. Na actualidade as representações culturais preservadas são patrimonializadas e adaptadas ao “mercado das autenticidades”, entraram em circulação e transformaram-se em objectos de culto, como produtos rentáveis das indústrias culturais. O objectivo da apresentação é debater a ruptura simbólica com a “tradição” [pelo desaparecimento das realidades vividas] e a produção e representação de formas de vida e relações desaparecidas como algo posto em valor ao serviço do turismo e do desenvolvimento regional, a partir de uma etnografia localizada na fronteira do Baixo Alentejo, complementada por fontes bibliográficas e documentais.

 

[título a indicar]
Diogo Ferreira (IHC – NOVA FCSH)

 

ENTRADA LIVRE

Sobre o seminário:
O seminário de investigação Modernidade e Tradição. Economia, Sociedade e Inovação no Mundo Contemporâneo é um espaço aberto de conhecimento, dedicado ao estudo e compreensão do processo histórico que molda e caracteriza a economia e a sociedade contemporâneas. O programa contempla a análise de diferentes cenários e contextos de inovação, as tensões e os impasses que as rodearam e as diferentes conjunturas científicas e tecnológicas em que ocorreram as transformações mais relevantes.

Procura-se apreciar criticamente o papel ocupado pelos diversos agentes no campo económico e social, atendendo ao papel da ciência e da tecnologia, tendo presente as mudanças e os enquadramentos políticos, as realidades culturais, o contexto nacional e as dinâmicas europeias e internacionais em que se inseriram, bem como as principais conjunturas (guerras e crises) que marcaram a economia e a sociedade contemporâneas.

 

Coordenação:
Maria Fernanda Rollo, Ana Paula Pires e Maria Inês Queiroz (IHC – NOVA FCSH)

Tempo

(Segunda-feira) 6:00 pm - 9:00 pm

Localização

NOVA FCSH, Edifício ID, Sala 1.05

Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa

Organizador

X