abril, 2018

24abr9:15 pm10:15 pmLisboa operária e resistência à ditaduraConferência9:15 pm - 10:15 pm Rua Conselheiro Mariano de Carvalho, 68 - LisboaTipologia do Evento:Conferência

Detalhe do cartaz da conferência

Ver mais

Detalhes do Evento

Conferência organizada no âmbito da parceria do Laboratório de História do IHC e a Junta de Freguesia de Olivais, integrada nas comemorações do 25 de Abril.

 

Lisboa operária e resistência à ditadura
João Madeira (IHC – NOVA FCSH)

Os bairros operários e populares, os pátios e as vilas mudam a face de Lisboa no curso do século que passou, pequenas comunidades muito viradas para dentro de si mesmas, como um mosaico de pequenas aldeias que se derramam até à fronteira do Tejo , bordada nos extremos por zonas industriais de oficinas, fábricas, estaleiros e armazéns, onde na cadência do quotidiano chegam e partem proletários de ganga azul.

É neste cenário, fortemente marcado por uma longa ditadura, que se desenham modos de resistência que têm no trabalho ou no bairro formas próprias de sociabilidade e de expressão, nos largos, junto ao cais longo a unir as duas pontas da cidade, nas tabernas ou nas colectividades.

Da resistência à Ditadura Militar à desagregação do Estado Novo, nos momentos de esperança levantada ou no ranger dos dentes onde nada parecia querer mudar, gerações de homens e mulheres, frequentemente jovens, enfrentaram a sanha do regime, sofreram a prisão e a tortura, mas mantiveram em permanência um combate desigual onde lançaram as sementes da democracia. Esta é sobretudo uma História dos de baixo.

 

Cartaz da conferência "Lisboa operária e resistência à ditadura"

Tempo

(Terça-feira) 9:15 pm - 10:15 pm

Localização

Casa da Cultura dos Olivais

Rua Conselheiro Mariano de Carvalho, 68 - Lisboa

Organizador

Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Junta de Freguesia de Olivais

X