maio, 2018

17mai6:00 pm7:30 pm‘Guerra Electrónica’Seminário Marcas do Império - Sessão extraordinária6:00 pm - 7:30 pm UTC+00:00 Instituto de Ciências Sociais, Sala 3, Avenida Professor Aníbal de Bettencourt, 9 - 1600-189 LisboaTipologia do Evento:Seminário

Fotografia de um operador de rádio

Ver mais

Detalhes do Evento

Nona sessão do ciclo de seminários “Marcas do Império – Colonialismo e Pós-Colonialismo na Época Contemporânea” 2017/18. Uma co-organização do IHC com o ICS-ULisboa.

 

‘Guerra Electrónica’: rádio e contrassubversão na guerra em Angola, 1961-1974
Marissa Moorman (Indiana University Bloomington)

A radiodifusão em Angola ganhou relevância como uma estratégia de contra-subversão, parte do som e estrutura da militarização, desenvolvimento, e urbanização. Depois de 1961, a centralidade da guerra na definição da agenda política portuguesa reforçou o papel das forças armadas em geral, e obscureceu as linhas entre as instituições e práticas civis e militares na vida diária. Desenvolvimentos na rádio incorporaram essa ambivalência. Na rádio, os estrategistas da contra-subversão buscavam uma solução tecnopolítica para o problema dos movimentos nacionalistas e do anticolonialismo. Dada a natureza fracturada do estado colonial e as sofisticadas práticas de escuta dos diversos públicos, essa tecnopolítica afundou; a implementação de planos para estender a radiodifusão atingiu um sucesso limitado e produziu resultados inesperados. Uma abordagem da questão de contra-subversão pela rádio aumenta o volume nas dissonâncias do estado colonial e as ‘tensões do império.’ Contra James Scott, veremos a importância dos elementos imateriais dos projectos modernistas do estado.

 

ATENÇÃO: Esta sessão tem lugar no ICS (e não na FCSH, como é habitual).

Sobre a oradora:
Marissa Moorman é Professora de História de África e Estudos de Média e Cinema. É autora de Intonations: a Social History of Music and Nation in Luanda, Angola, 1945-Recent Times (2008) e está a escrever Powerful Frequencies: Radio, State Power, and the Cold War in Angola, 1931-2002.
Moorman tem publicações sobre música, moda, cinema, rádio e espaço urbano. Faz parte do conselho editorial de Africa is a Country, o blogue que não tem nada a ver com Bono, fome, ou Obama.

Organização:
Linha Temática Colonialismo, Império e Imaginação Imperial na Época Contemporânea, IHC – NOVA FCSH
Grupo de Investigação Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-Coloniais, ICS-ULisboa

João Miguel Almeida (IHC-NOVA FCSH)
Maria José Lobo Antunes (ICS-ULisboa)
Pedro Aires Oliveira (IHC-NOVA FCSH)
Paulo Jorge Fernandes (IHC-NOVA FCSH)

Cartaz do seminário "‘Guerra Electrónica’: rádio e contrassubversão na guerra em Angola"

Imagem: Operador de rádio da guerrilha (Fonte: Documentos Amílcar Cabral / Fundação Mário Soares)

Tempo

(Quinta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm UTC+00:00

Localização

Instituto de Ciências Sociais, Sala 3

Avenida Professor Aníbal de Bettencourt, 9 - 1600-189 Lisboa

Organizador

Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

X