outubro, 2019

03out6:00 pm7:00 pmFixar o (in)VisívelApresentação do livro6:00 pm - 7:00 pm Teatro Académico Gil VicenteTipologia do Evento:Apresentação

Detalhe do cartaz da apresentação do livro

O livro de Soraia Simões será apresentado por Susan de Oliveira, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra.

“Fixar o (in)Visível. Os primeiros passos do RAP em Portugal (1986 – 1998)”

À medida que a pesquisa e o envolvimento com os protagonistas se desenvolveram, deparei-me com um conjunto de letras e de ideias transmitidas nestes anos que não estavam relatadas nem no discurso público sobre este domínio das música e cultura populares nem no campo científico dedicado ao estudo deste universo. Este momento inicial de afirmação do RAP na cultura e sociedade portuguesas ficou também marcado por um conjunto de outras desigualdades, como as relacionadas com a condição feminina, também aqui exercidas. A subvalorização que verifiquei nas análises que foram realizadas acerca destes primeiros anos, ou seja, a não inscrição dos assuntos relatados nos repertórios e discursos falados das primeiras rappers, como a violência com base no género e o sexismo, motivou a introdução deste tema na pesquisa..

Sobre a autora:
Soraia Simões é autora da plataforma digital Mural Sonoro e dirigente da Associação Cultural Mural Sonoro. A história oral, os arquivos digitais, as práticas musicais em contextos de revolução política e ideológica, a relação entre música, memória e género fazem parte dos principais interesses como investigadora (Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), nos quais tem trabalhado nos últimos anos. Publicou “Passado-Presente. Uma Viagem ao Universo de Paulo de Carvalho” (Chiado Books, 2012), “RAPublicar. A Micro-História Que Fez História Numa Lisboa Adiada” (Caleidoscópio, 2017). É autora do podcast Mural Sonoro (2018), subjugado ao tema “Mulheres na Música, Papéis, Reportórios de Luta e Resistências” e autora e realizadora do filme “A Guitarra de Coimbra” (RTP2, 2019). Foi distinguida com o Prémio Megafone pela Sociedade Portuguesa de Autores (2014).

Cartaz da apresentação do livro "Fixar o (in)Visível"

(Quinta-feira) 6:00 pm - 7:00 pm

Teatro Académico Gil Vicente