outubro, 2019

23out2:30 pm4:30 pmO Fascismo TransnacionalConferência2:30 pm - 4:30 pm NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SE3, Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 LisboaTipologia do Evento:Conferência

Imagem alusiva à conferência

Ver mais

Detalhes do Evento

Conferência sobre o fascismo na América Latina co-organizada pelo IHC e o Centro de História da Universidade de Lisboa. Com Leandro Pereira Gonçalves.

 

O Fascismo Transnacional:
Circularidades entre Península Ibérica e América Latina

Leandro Pereira Gonçalves (Universidade Federal de Juiz de Fora)

 

A proposta está na reflexão do fascismo na América Latina em caráter transnacional em um processo de circulação com a Península Ibérica. A conferência busca contribuir com a discussão da complexa questão que envolve o fenômeno fascista no continente sul-americano no período dos anos 30 do século XX, momento expresso pela denominação “era do fascismo”. Busca-se a identificação de movimentos do fascismo extraeuropeu em uma perspectiva comparada e pautada no conceito fascismo genérico. Com base em tais aspectos, ocorrerá uma interpretação analítica e documental de alguns movimentos ou partidos fascistas latino-americanos que apresentam relações com o fascismo clássico, além de diálogos com organizações políticas de Portugal e da Espanha, estabelecendo a circularidade na consolidação dos movimentos da América Latina. O processo será pautado pela Ação Integralista Brasileira, em um aspecto transnacional, pela Legión Cívica Argentina, Acción Revisionista del Uruguay, Falange Socialista Boliviana, Acción Nacional Derechista, Unión Revolucionaria, Acción Revolucionaria Nacionalista Ecuatoriana, Acción Revolucionaria Mexicanista, dentre outras organizações.

 

Sobre o orador:
Professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com atuação no Programa de Pós-Graduação em História. Coordenador do Laboratório de História Política e Social (LAHPS). Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com estágio (Junior Visiting Fellowship), no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e com pós-doutoramento pela Universidad Nacional de Córdoba (Centro de Estudios Avanzados/Argentina). É Investigador Estrangeiro Associado ao Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (CEHR/UCP). Associado a International Association for Comparative Fascist Studies (COMFAS), a Latin American Studies Association (LASA), a Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC) e a Associação Nacional de História (ANPUH). Coordenador da Rede de Investigação, Direitas, História e Memória; Investigador da Rede Internacional Conexões Lusófonas: ditadura e democracia em português; Investigador Associado ao Grupo de Trabajo Derechas contemporáneas: dictaduras y democracias (Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, CLACSO). As pesquisas recentes concentram-se em questões relacionadas à compreensão do conservadorismo do século XX, o estudo da direita, cristianismo e autoritarismo, fascismo, integralismo, ações imigrantistas e nos aspectos teorizados através da cultura política, tendo como foco os elementos transnacionais existentes entre a Península Ibérica e a América Latina.

 

ENTRADA LIVRE

 

Cartaz da conferência "O Fascismo Transnacional"

Tempo

(Quarta-feira) 2:30 pm - 4:30 pm

Localização

NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SE3

Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa

Organizador

Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Centro de História — Universidade de Lisboa

X