abril, 2018

10abr6:00 pm8:00 pmA escravidão nas colónias portuguesasSeminário Marcas do Império6:00 pm - 8:00 pm UTC+00:00 NOVA FCSH, Torre B, Sala T12, Avenida de Berna, 26C — 1069-061 LisboaTipologia do Evento:Seminário

Detalhe do cartaz do seminário A escravidão nas colónias portuguesas

Sexta sessão do ciclo de seminários “Marcas do Império – Colonialismo e Pós-Colonialismo na Época Contemporânea” 2017/18. Uma co-organização do IHC com o ICS-ULisboa.

A escravidão nas colónias portuguesas: das leis ‘para inglês ver’ à abolição oficial
Arlindo Caldeira (CHAM – Centro de Humanidades)

Ao contrário do que pretendeu, durante décadas, a propaganda nacionalista, Portugal não foi pioneiro na abolição da escravatura. É certo que houve as medidas madrugadoras do marquês de Pombal, no sentido da acabar, em 1761 e em 1773, com o trabalho escravo no território metropolitano, mas, por essa época, nas colónias portuguesas, até se intensificou o tráfico negreiro e continuou activa a exploração escravista. A partir de 1810, em boa parte sob a pressão britânica, que chegou a configurar a chantagem e o ultimato, as autoridades nacionais foram tomando medidas soltas de cariz abolicionista, algumas puros expedientes legislativos, mas o tráfico só foi oficialmente proibido em 1836 e a escravidão em 1869.

Sobre o orador:
Arlindo Caldeira é investigador do CHAM, NOVA FCSH, UAç. Os seus actuais interesses de investigação centram-se na história social de Angola e das ilhas do golfo da Guiné nos séculos XVI a XVIII e nos problemas da escravidão. Últimas publicações em livro: Escravos e traficantes no Império Português. O comércio negreiro português no Atlântico durante os séculos XV a XIX, Lisboa: Esfera dos Livros, 2013; “Angola and the Seventeenth-Century South Atlantic Slave Trade”, in Richardson, D. & Silva, Filipa R. da, Networks and Trans-Cultural Exchange: Slave Trading in the South Atlantic, 1590-1867, Leiden/Boston: Brill Academic Publishers, 2014, pp. 101-142; Escravos em Portugal. Das origens ao século XIX, Lisboa: Esfera dos Livros, 2017.

Organização:
Linha Temática Colonialismo, Império e Imaginação Imperial na Época Contemporânea, IHC – NOVA FCSH
Grupo de Investigação Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-Coloniais, ICS-ULisboa

João Miguel Almeida (IHC-NOVA FCSH)
Maria José Lobo Antunes (ICS-ULisboa)
Pedro Aires Oliveira (IHC-NOVA FCSH)
Paulo Jorge Fernandes (IHC-NOVA FCSH)

Cartaz do seminário A escravidão nas colónias portuguesas

Imagem: Ilha de S. Thiago: trapiche (moinho de cana) [S.l. : s.n., ca 1910] (Fonte)

(Terça-feira) 6:00 pm - 8:00 pm UTC+00:00

NOVA FCSH, Torre B, Sala T12

Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa