julho, 2018

25jul2:00 pm5:00 pmNão nos façam rir! - Escola de Verão NOVA FCSHHumor, Caricatura e Cartoon no mundo contemporâneo2:00 pm - 5:00 pm NOVA FCSH, sala a anunciar, Avenida de Berna, 26 — 1069-061 LisboaTipologia do Evento:Curso

Caricatura

Curso integrado na Escola de Verão da NOVA FCSH, onde se pretende contar a História Contemporânea de Portugal recorrendo ao humor.

Não nos façam rir! Humor, Caricatura e Cartoon no mundo contemporâneo

Docente responsável: Paulo Jorge Fernandes

Horário: 23 a 27 de Julho | das 14h00 às 17h00

Inscrições até 22 de Junho

Pretende-se contar a História Contemporânea de Portugal recorrendo ao humor. Procura-se discutir a importância do uso da caricatura e do cartoon na imprensa e no espaço público enquanto instrumentos de descodificação da realidade política e social, propondo uma visão alternativa dos acontecimentos marcantes do período 1834-1975. Procura-se mostrar como o impresso de caricaturas atuou enquanto agente da modernização do país levando à criação de um novo tipo de jornal. Numa perspetiva didática pretende-se divulgar recursos electrónicos que são possíveis de utilizar como forma de ilustração textual ou no âmbito de sala de aula. Um último objetivo é o de refletir sobre uma época da História de Portugal a partir de ângulos originais.

Curso creditado para professores do Ensino Básico e Secundário (Grupo 400).

Mais informações e inscrições

Imagem: O Dia de Reis. O António Maria, nº84 (6 de Janeiro de 1881)

(Quarta-feira) 2:00 pm - 5:00 pm

NOVA FCSH, sala a anunciar