novembro , 2019

13nov(nov 13)2:00 pm15(nov 15)5:30 pm1º Encontro Memória para TodosHistória, Património e Comunidade(s)2:00 pm - 5:30 pm (15) Teatro AbertoTipologia do Evento:Encontro

Detalhe do cartaz do 1º Encontro Memória para Todos

Encontro que visa reunir diferentes agentes, projectos e actividades empenhados na identificação, organização, curadoria, investigação e divulgação da memória e arquivos de e para comunidades.

1º Encontro Memória para Todos: História, Património e Comunidade(s)

A relação entre a memória, o património e a identidade, como factores de promoção da coesão social e de construção de comunidades, tem vindo a confirmar a importância da formação e do conhecimento como veículos essenciais para o desenvolvimento da atividade de investigação, em diferentes contextos e em diversos suportes bem como para a promoção da identidade local e comunitária.

Em Portugal, tem-se assistido a uma crescente expansão e reconhecimento de projectos de investigação e iniciativas culturais e sociais que, a partir da memória, estimulam a participação da sociedade ao nível da colaboração, da co-criação e da disseminação do conhecimento, envolvendo tanto a academia, como associações e ONG, arquivos, bibliotecas, museus, autarquias e redes informais de cidadãos.

Esta mobilização tem conhecido diversas expressões e enquadramentos científicos e institucionais, sendo porventura mais visível ao nível das ciências sociais, artes e humanidades (e.g. projetos de história oral, museus, jornalismo), do associativismo e de actividades locais e regionais de salvaguarda e preservação do património, mas também de inquestionável relevância em domínios como o das neurociências, da psicologia, da acção social ou da biodiversidade.

O 1º Encontro Memória para Todos visa reunir diferentes agentes, projectos e actividades empenhados na identificação, organização, curadoria, investigação e divulgação da memória e arquivos de e para comunidades.

Propõe, por isso, uma reflexão conjunta e transdisciplinar a partir da contribuição de diversas áreas disciplinares e científicas em torno do binómio memória e comunidade, compreendendo a memória histórica e social, a memória cognitiva, a memória genética e a memória digital, e o papel da academia, das instituições culturais e sociais e dos cidadãos enquanto agentes de influência em processos de patrimonialização, preservação e construção da memória.

Conferência de abertura proferida por Paul Thompson.

Objetivos

Partilhar experiências, projetos e atividades — em curso ou já realizadas — relacionadas com a história/memória/comunidade;
Debater estratégias de envolvimento das comunidades e os seus impactos na construção de identidade e valorização coletiva e pessoal;
Questionar o impacto da história, património e memória em processos de inclusão social, regeneração urbana e coesão comunitária;
Discutir e estabelecer boas práticas para o registo, preservação e divulgação de testemunhos orais e documentação de natureza privada;
Refletir acerca da curadoria, preservação e infraestruturas digitais no contexto dos arquivos de comunidade;
Promover a formação nas áreas da história oral, história local, história pública e arquivística com dinâmicas de envolvimento comunitário.

Destinatários

Investigadores;
Membros de Associações e Projetos dedicados à Memória e Comunidades;
Profissionais de Bibliotecas, Museus, Arquivos e Autarquias;
Professores de diferentes níveis de ensino;
Cidadãos em geral.

Temas

Arquivos de Memória e Comunidade: organização, preservação e partilha
Estratégias e metodologias para o desenvolvimento de projetos de envolvimento comunitário, incluindo em contexto digital
Modelos e metodologias de recolha e registo de memória: da história oral à ciência cidadã
Estudo cognitivo da memória e doenças associadas
Usos do passado e políticas da memória
Memória e património
Memória e criação artística e cultural

Fernanda Rollo
Filipe Silva
Inês Castaño
Inês Queiroz
Luísa Seixas

🔗 Inscrição no Encontro
📎 Programa do Encontro (PDF)

Chamada para trabalhos

Recepção de propostas até 30 de Setembro de 2019
Comunicação de resultados até 20 de Outubro de 2019
Inscrições até 31 de Outubro de 2019

Tipos de comunicação

A. Comunicação oral (máx. 15 min)
Enquadradas em sessões de comunicações com discussão no final.

B. Apresentações de projectos (max. 10 min)
Enquadradas em sessões de apresentação de projectos com discussão no final. Poderão ser apresentados projectos já realizados, em curso ou propostas de projectos a serem lançados num futuro próximo.

Cartaz do 1º Encontro Memória para Todos

13 (Quarta-feira) 2:00 pm - 15 (Sexta-feira) 5:30 pm

Teatro Aberto

Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH, Centro República e Câmara Municipal de Lisboa