outubro, 2018

30outalldayUm século de DiásporaJornadas de reflexão sobre políticas públicas de emigração(Todo o dia: terça-feira) Rua das Portas de Santo Antão 100, LisboaTipologia do Evento:Jornadas

Fotografia de malas de viagem

Ver mais

Detalhes do Evento

Dia de reflexão sobre as políticas públicas ligadas à diáspora portuguesa organizado pelo IHC e a Sociedade de Geografia de Lisboa — chamada de comunicações aberta até 30 de Junho.

 

Um século de Diáspora:
Jornadas de reflexão sobre políticas públicas de emigração

 

No início de Setembro de 2017, o Conselho da Europa lançou uma rede parlamentar para estimular a reflexão sobre as políticas da Diáspora no seio dos 47 Estados-membros do Conselho, e proporcionar respostas concertadas e adequadas à situação migratória actual, a partir da defesa da interdependência e da solidariedade entre o Norte e o Sul.

Nesse evento, Portugal foi considerado como um dos países mais integrador, não só pelas suas políticas de acolhimento e de integração dos actuais migrantes, mas também pela sua relação com as comunidades portuguesas, nomeadamente nos direitos políticos e cívicos que lhes são concedidos, assegurando a ligação entre as duas partes.

Por outro lado, foi sublinhada a importância da compreensão do passado para a definição das políticas nacionais e internacionais actuais num mundo globalizado, e a necessária cooperação entre os países de origem dos migrantes e dos países de destino. Dada a sua longa tradição migratória e a relação particular com as comunidades portuguesas no mundo, relações que foram regularmente reactivadas e reivindicadas, Portugal é considerado como ponto de partida privilegiada para uma reflexão científica que permite a identificação e a compreensão das suas políticas associadas às suas comunidades.

Nesse sentido, propõe-se um dia de reflexão sobre as políticas públicas ligadas à diáspora portuguesa de forma a identificar as suas características, a sua abrangência, assim como a sua evolução ao longo do tempo e a partir de uma perspectiva comparada, entre as várias comunidades portuguesas disseminadas no mundo.

Nesse horizonte, estimula-se a observação e a discussão das seguintes problemáticas:

• Conceito de Diáspora;
• Diáspora e Política externa;
• As comunidades portuguesas na sociedade civil;
• Políticas de manutenção dos laços entre Portugal e os seus cidadãos;
• Comunidades portuguesas e investimento financeiro;
• Políticas de retorno;
• Democracia, Cidadania e Direitos políticos;
• Repatriação, acolhimento e integração na sociedade portuguesa.

As propostas devem incluir o título da comunicação, um resumo (até 300 palavras) e uma nota biográfica (que inclua afiliação institucional, grau académico e as cinco publicações mais recentes e/ou mais relevantes), e devem ser enviadas para o email seguinte: yvettedossantos@gmail.com.

 

📄   Chamada de comunicações (PDF)
📄   Call for papers (PDF)

 

Calendário

Até 30 de Junho: data limite de envio das propostas
Até 15 de Julho: data limite de aceitação das propostas
Até 30 de Julho: envio do programa provisório

 

Organização

Comissão Migrações da Sociedade de Geografia de Lisboa
Instituto de História Contemporânea – NOVA FCSH

 

Comissão científica

Cristina Clímaco (Universidade de Paris 8 e IHC – NOVA FCSH)
Maria Beatriz Rocha-Trindade (Universidade Aberta)
Thierry Hinger (Luxemburgo)
Yvette Santos (IHC – NOVA FCSH)

Tempo

Todo o dia (Terça-feira)

Localização

Sociedade de Geografia de Lisboa

Rua das Portas de Santo Antão 100, Lisboa

Organizador

Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Sociedade de Geografia de Lisboa

X