outubro, 2019

29out(out 29)9:30 am30(out 30)6:30 pmCrise de 1929 e Grande Depressão em PortugalEncontro9:30 am - 6:30 pm (30) Biblioteca Nacional de Portugal, Campo Grande, 83 — 1749-081 LisboaTipologia do Evento:Encontro

Fotografia antiga de trabalhadores em busca de emprego em Almeirim

Encontro que pretende revisitar a crise de 1929 e convocar as investigações mais recentes sobre este período. Chamada aberta até 15 de Julho.

Crise de 1929 e Grande Depressão em Portugal:

dinâmicas globais e impactos locais

A crise financeira de 1929 e a Grande Depressão que lhe sucedeu (1929-1933) teve, segundo a historiografia, efeitos breves, tardios e pouco intensos em Portugal. Embora a recessão económica e o verificado aumento do desemprego, o grau modesto de internacionalização e a pequena abertura da economia portuguesa, por um lado, e a estabilidade monetária e financeira alcançada nos anos anteriores, teriam poupado o país aos efeitos mais agressivos da grave crise internacional.

Este foi um período em que confluíram grandes transformações na sociedade portuguesa: a institucionalização do Estado Novo; o crescimento do protecionismo e a transformação das relações económicas externas e coloniais, com impactos na agricultura e na indústria; o ensaio de novas medidas de assistência e previdência social, integradas na construção da organização corporativa; e a afirmação de um nacionalismo cultural e institucionalizado, aliado à propaganda, em concorrência com outras correntes literárias e artísticas, num ambiente de massificação da cultura.

Quais então as relações entre a crise internacional e as mudanças em Portugal neste período? Em que medida a crise influenciou a emergência de um novo Estado autoritário? Como foi recebida a Grande Depressão na produção intelectual, na opinião pública (e na censura), nas múltiplas estéticas da literatura, das imagens e dos sons? Apesar dos seus efeitos brandos, não terão existido regiões, ou sectores de atividade, particularmente atingidos pela crise e o desemprego?

Passados 90 anos sobre o crash da bolsa de Wall Street, este encontro pretende revisitar o tema e convocar as investigações mais recentes sobre este período, nas mais diversas áreas de saber, estimulando um debate interdisciplinar sobre o estudo sistemático da crise internacional em Portugal.

>> Programa <<

Chamada para trabalhos (📎 descarregar PDF)

Partindo dos desafios lançados, está aberta a chamada para submissão de propostas de comunicação que, nas mais diversas áreas, procurem aprofundar questões relacionadas com as linhas temáticas apresentadas:

Linhas temáticas a abordar

Impactos políticos e económicos:

• Os antecedentes da crise.
• Protecionismo e evolução das relações económicas internacionais.
• Institucionalização do Estado Novo: reações e inovações institucionais.
• Leituras do Crash e da Grande Depressão, doutrinas e políticas económicas.
• Espaços coloniais no contexto da crise internacional.

Questões sociais:

• Desemprego rural e urbano.
• Impactos regionais e sectoriais da crise.
• Assistência e Previdência social.

Cultura e opinião pública:

• Imprensa, opinião pública e censura.
• Reações e perceções da crise em Portugal: literatura, imagens, sons.
• Propaganda e nacionalismo autoritário.

As propostas de comunicação deverão apresentar título, resumo (entre 250 a 300 palavras) e uma nota biográfica do autor (máximo 100 palavras), e ser enviadas para: crise1929.2019@gmail.com As comunicações aceites terão um tempo de apresentação de 20 minutos.

Línguas de trabalho: Português, Inglês e Espanhol.

9 de Maio a 23 de Junho 15 de Julho: apresentação de propostas
5 a 8 de Julho: comunicação dos resultados
15 de Julho: confirmação de participantes (com comunicação)
5 de Setembro: divulgação do programa