outubro, 2018

23out5:00 pm7:00 pmArqueologia dos Campos de Trabalho ForçadoSeminário Internacional5:00 pm - 7:00 pm NOVA FCSH, Edifício ID, Sala Multiusos 3, Avenida de Berna, 26C — 1069-061 LisboaTipologia do Evento:Seminário

detalhe de um documento de identificação de um trabalhador num campo de trabalho forçado

Ver mais

Detalhes do Evento

Seminário organizado no âmbito do projecto sobre os trabalhadores portugueses sujeitos a trabalho forçado no III Reich.

 

“Arqueologia dos Campos de Trabalho Forçado:
Desafios e Hipóteses. Objectos e Histórias”
Thomas Kersting (Departamento de Arqueologia do Estado de Brandemburgo)

 

Há vinte anos, a Arqueologia, enquanto disciplina científica, não se debruçava sobre o legado do Nacional-Socialismo. Desde então, a situação tem vindo a mudar progressivamente. Na sequência das inúmeras escavações arqueológicas que decorrem nos antigos campos de concentração e de extermínio nazis, a Arqueologia tem vindo a assumir um papel preponderante na investigação do Holocausto e do Trabalho Forçado. Estas novas metodologias aplicadas à investigação histórica vieram ajudar a colmatar algumas lacunas no conhecimento, levantando novas questões que antes eram descuradas.
Esta comunicação vai centrar-se nos trabalhos arqueológicos desenvolvidos nos monumentos do Estado de Brandemburgo, na periferia da antiga capital do Terceiro Reich, onde se localizavam importantes campos de concentração e de trabalho forçado. É o caso dos dois campos de Sachsenhausen e Ravensbrück, e dos seus mais de 100 campos satélites, que desde 1959 e 1961, respectivamente, foram transformados em memoriais. Com a Reunificação da Alemanha tiveram início vários projectos de investigação e restauração nestes monumentos, que serão detalhadamente apresentados.

 

Sobre o orador:
Thomas Kersting estudou Pré-História, História da Idade Média e Geografia Histórica em Bona e Munique. Desde 1993, trabalha como director científico de grandes projectos de escavação e é, desde 1996, responsável pela conservação dos monumentos arqueológicos do Estado Berlim/Brandenburgo e, desde 2006, e director do Departamento de Arqueologia para todo o estado de Brandemburgo. As suas principais áreas de trabalho são a arqueologia da época eslava e, nos últimos anos, a arqueologia contemporânea.

 

ENTRADA LIVRE

 

Cartaz do seminário "Arqueologia dos Campos de Trabalho Forçado"

Tempo

(Terça-feira) 5:00 pm - 7:00 pm

Localização

NOVA FCSH, Edifício ID, Sala Multiusos 3

Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa

X