março, 2018

01marTodo o dia03Amílcar CabralConferência Internacional(Todo o dia) UTC+00:00 NOVA FCSH, Edifício ID, Sala Multiusos 2, Avenida de Berna, 26C — 1069-061 LisboaTipologia do Evento:Conferência

Uma conferência internacional organizada pelo IHC e o CEIS20 e que procura promover o diálogo entre os estudos mais recentes que exploram as inúmeras facetas de Amílcar Cabral.

Amílcar Cabral: O “Combatente Anónimo” pelos Direitos Fundamentais da Humanidade

Num discurso pronunciado na Organização das Nações Unidas (ONU) em 1971, Amílcar Cabral apresentou-se como um “combatente anónimo” que lutava pelos direitos fundamentais das populações da Guiné e de Cabo Verde, assim como de toda a humanidade. Tal posicionamento não foi circunstancial, pois Cabral assumiu a condição de “combatente anónimo” pela humanidade em inúmeras outras ocasiões, afirmando bater-se pela dignidade, pelo progresso e pela felicidade humana.

Em resultado da projecção internacional que alcançou, Amílcar Cabral teve relevância não somente para as histórias nacionais da Guiné-Bissau e de Cabo Verde. A sua figura ultrapassou a dimensão africana, como demonstrado pela sessão de homenagem realizada pela ONU aquando do seu assassinato, em que o seu carisma foi destacado por inúmeros intervenientes.

Neste sentido, torna-se pertinente reflectir no modo como o seu percurso se desenvolveu através da interacção entre a agenda política interna (de índole anticolonial e emancipatório) e a constituição de redes de apoios e de contactos com actores internacionais, mobilizados a partir dos mais diversos quadrantes geográficos, políticos e ideológicos.

Aliás, a metabiografia de Cabral não pode nunca perder de vista a cumplicidade desta relação, sob pena de não se apreender com a devida justeza a heterogeneidade dos seus modos de criar agenciamentos políticos. Tratar-se, pois, de pensar a sua figura como multifacetada, tendo dinamizado uma multiplicidade prolífica de tópicos políticos, teóricos (por vezes polémicos), culturais, académicos e sociais.

A popularização da expressão Cabral ka Morrê (Cabral não Morreu) evidencia a persistência do seu legado, constatando-se atualmente um aumento dos estudos que lhe são dedicados em diversas disciplinas e em diferentes realidades geográficas. De forma a promover o diálogo entre os estudos mais recentes que exploram as suas inúmeras facetas, pretende-se organizar uma conferência internacional, que terá lugar em Lisboa, no Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa, entre 1 e 2 de Março de 2018.

A conferência tem como objectivo reunir académicos que estudam a obra de Cabral, instituições que se dedicam à preservação da sua memória e individualidades que com ele privaram.

📃  Programa

Aurora Almada e Santos (IHC – NOVA FCSH)
Victor Barros (IHC – NOVA FCSH; CEIS20-UC)

Comissão Científica