maio, 2018

30mai6:00 pm8:00 pmA acção cultural e mecenática de Fausto Queirós GuedesNovos Estudos & Novos Olhares Sobre a Cidade - II Ciclo6:00 pm - 8:00 pm Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Campo Grande 245, 1700-091 LisboaTipologia do Evento:Conferência

Detalhe do cartaz da conferência

Ver mais

Detalhes do Evento

Quinta sessão do ciclo de conferências organizado por Daniel Alves (IHC) e Rosa Maria Fina (CLEPUL) e acolhido pelo Museu de Lisboa.

 

II Ciclo de Conferências
“Novos estudos & Novos olhares sobre a cidade: Lisboa do Terramoto à Revolução de Abril”

 

A acção cultural e mecenática de Fausto Queirós Guedes
Raquel Fernandes David (ARTIS-FLUL)

Fausto de Queirós Guedes (1837-1899), 2º Visconde de Valmor revelou-se como um importante mecenas, coleccionador, filantropo e como uma personalidade de destaque nacional.
O seu gosto pelo coleccionismo destaca-se pela singularidade da sua colecção apesar de não se puder tipificar categorialmente e de forma temática devido à dispersão da sua colecção pessoal posterior quando decidiu intencionalmente doar para fazer parte dos circuitos museológicos com o objectivo notório da construção de um museu colectivo.
Esta atitude filantrópica revelou-se ímpar em Portugal mas com evidente influência francesa devido à sua morosa estadia em Paris, onde inclusive se encontrava a morar na altura do seu falecimento.
Esta sua faceta filantrópica de doar todo o seu património à comunidade como se de um museu colectivo se tratasse, a par da doação de uma quantia para os museus adquirirem obras de arte com qualidade para aumentarem os seus acervos artísticos, fez com que Fausto de Queiroz Guedes tivesse um papel importante na Museologia, numa altura, final do Séc. XIX – início do XX, em que esta ciência tinha apenas iniciado os seus primeiros passos em Portugal.

 

Sobre a convidada:
Raquel Fernandes David prepara actualmente o Pós-Doutoramento, orientado pelo Prof. Dr. João Brigola: “Criação de um modelo-piloto de Turismo sustentável Criativo para aplicação em Évora”, integrado no tema do Projecto CREATOUR do CIDEHEUS da Universidade de Évora no âmbito do Turismo Criativo, financiado pelo Programa de Actividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020.
Entre 2010 e 2016 realizou o Doutoramento em Arte, Património e Restauro ministrado pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa cujo tema da tese é O Prémio Valmor de Arquitetura (1902 – 1943) e a ação cultural e mecenática de Fausto de Queirós Guedes, 2.º Visconde de Valmor, (1837 – 1898) orientada pelo Prof. Dr. Fernando Grilo.
Em 2008 finalizou o Mestrado em Arte, Património e Restauro (edição de 2004), ministrado pelo Instituto de História da Arte do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa cujo tema da tese é “A Casa de Santa Maria – Especificidades de um Património Arquitectónico e Artístico”, orientada pelo Prof. Dr. Fernando Grilo.

 

Cartaz da conferência "A acção cultural e mecenática de Fausto Queirós Guedes"

 

Sobre o ciclo:
Não se pode dizer que a investigação académica sobre Lisboa alguma vez tenha passado de moda, afirma-se um contínuo olhar sobre a cidade e descobre-se nela, no seu espaço e nas suas gentes, motivos para novos estudos todos os anos. A perspectiva deste ciclo de conferências é, por isso, a de renovar esse olhar apresentando e discutindo trabalhos, textos, projectos que têm Lisboa como cenário ou Lisboa como actriz. E são estas duas visões que enquadram os estudos que fazem parte deste ciclo de conferências: por um lado, caracterizar a vivência quotidiana, a sociabilidade e as dinâmicas culturais, sociais ou políticas daqueles que viveram ou passaram pela cidade; por outro lado, analisar o seu espaço físico, o seu pulsar urbano, as suas transformações. Estes dois olhares, porém, não os queremos fixos numa determinada época, antes os estendemos num arco de mais de dois séculos, procurando abarcar a História de Lisboa do século XVIII ao século XX. Queremos que sejam também histórias nunca antes contadas sobre Lisboa e os lisboetas, queremos apelar à imaginação dos que vierem assistir e queremos que venham debater connosco cada um dos temas propostos.

Tempo

(Quarta-feira) 6:00 pm - 8:00 pm

Localização

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

Campo Grande 245, 1700-091 Lisboa

Organizador

Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Museu de Lisboa

X