Estudos de Paisagem (Volumes I-IV)

Dez 5, 2017 | Edições, Livros, Livros IHC, Publicações

Estudos de Paisagem (Volumes I-IV)

  • Pedro Fidalgo (Coord.)
  • 2017
  • Lisboa: Instituto de História Contemporânea – NOVA FCSH
  • ISBN: 978-972-96844-8-7
  • Idioma: Vários
  • 361 pp. (Vol.I), 336 pp. (Vol.II), 365 pp. (Vol.III), 339 pp. (Vol.IV)

Introdução:
A Paisagem apresenta-se como o cenário que herdámos, onde vivemos, e donde retiramos os recursos com que subsistimos enquanto civilização e espécie. O resultado da nossa atuação sobre este património será a herança que iremos deixar aos nossos descendentes.
No início do terceiro milénio, e numa sociedade submetida a mudanças culturais que decorrem a velocidades muito superiores às que o tempo de perceção, meditação, e experimentação necessitam, o interesse pela Paisagem tem ganho uma importância crescente que transforma a disciplina numa plataforma de investigação onde os vários ramos do conhecimento se cruzam.
É neste âmbito que o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa realizou em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, durante os dias 16 e 17 de Março de 2017, o 1º Colóquio Ibérico de Paisagem – https://ciplisboa2017.wordpress.com.
Neste encontro refletimos sobre as diferentes relações do Homem com a Paisagem, recorrendo à experiência de académicos e técnicos que têm trabalhado sobre diferentes campos da temática, estabelecendo um fórum de discussão focalizado nas diferentes metodologias utilizadas.
Os diferentes contributos escritos que resultaram da realização deste colóquio são agora reunidos e apresentados neste e-book, de modo a potenciar a sua divulgação, leitura e referenciação.
Na organização desta publicação foram tidos em consideração alguns aspetos que referenciamos seguidamente:
Os diferentes contributos foram repartidos em dois tipos distintos de documentos: um formado por pequenos artigos, redigidos por autores convidados, e publicados no final das newsletter que periodicamente foram publicitando os aspetos mais relevantes associados à realização do colóquio, e outro, formado por textos maiores que serviram de suporte às comunicações apresentadas durante o encontro. Para diferenciar os dois tipos de documentos, considerou-se anteceder a apresentação dos primeiros com uma capa, sobre a qual foi disposta a palavra “post-it”, expressão associada à sua curta dimensão e caráter sintético.
Entre os diferentes contributos encontram-se textos redigidos em português, castelhano e inglês. Para a sua apresentação considerou-se que se deveriam manter as línguas originais de redação. No caso dos artigos resultantes de comunicações, escritos em português ou castelhano, a sua transcrição é antecedida de um resumo na língua em que foram redigidos e 5 palavras chave associadas, sendo este conjunto de elementos apresentado também, e seguidamente, em língua inglesa. Nos casos em que o artigo foi redigido em inglês considerou- se que este deveria ter o resumo e palavras chave nessa língua e que a segunda língua de divulgação deveria de ser o português, tendo em consideração que essa é a língua de uso corrente do país que organizou o evento.
A ordem de apresentação dos textos seguiu a sequenciação alfabética dada pelo nome do primeiro subscritor de cada artigo;
O conteúdo dos textos e imagens dos diferentes artigos são da responsabilidade dos respetivos autores;
A coordenação procedeu à uniformização da formatação e apresentação gráfica dos diferentes trabalhos de modo a obter uma coerência visual dos conteúdos.
No final de cada volume apresentam-se os resumos biográficos dos respetivos autores.
Como resultado, este trabalho reúne uma súmula de 79 artigos, contributo dado por 100 autores, que se desenvolve ao longo de quase 1400 páginas, repartidas por 4 volumes.
Termino com um agradecimento expressivo a todos os investigadores que contribuíram com o seu trabalho para esta publicação.

Outras Publicações

Todas
Livros
Capítulos
Artigos
Outras publicações

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X