Four Researcher Positions

IHC, Opportunities

Deadline: 1 October 2018
Place of work: Institute of Contemporary History
Institution:
NOVA School of Social Sciences and Humanities

We have two open calls for the recruitment of four researchers (postdoctoral level) that will develop their studies at the Institute of Contemporary History in four specific fields.

The competition is open under the Art 23.º of the Decreee nº 57/2016, of 29 August, updated by the Law nº 57/2017, of 19 July.

 

Edital n.º 795/2018 — Diário da República, 2.ª série — N.º 159 — 20 de Agosto de 2018

[Excerto do edital]

17 — 2 lugares de doutorados(as) para o exercício de atividades de investigação no Instituto de História Contemporânea — IHC, especificando-se de seguida a descrição de cada lugar, os critérios de avaliação e o respetivo júri.

17.1 — Lugar 1
17.1.1 — Este lugar destina-se ao desenvolvimento de um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento em a) Ciências da Comunicação, particularmente em comunicação política, b) com o objetivo de estudar o impacto da participação de mulheres portuguesas nas instituições europeias, no período de 1987 a 2013, através da análise de discursos e narrativas no espaço público, em diferentes suportes, a partir de três núcleos temáticos estruturantes na configuração de práticas e políticas de género: desigualdade e integração; desemprego; intimidação e violência de género.
O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/101144/2014.

17.2 — Lugar 2
17.2.2 —
Este Este lugar destina-se ao desenvolvimento de um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento em a) História da Ciência, b) com o objetivo de conhecer as problemáticas da política científica portuguesa, respetivas orientações, instituições e atores, entre 1975 e 1997, num contexto comparado das agendas de políticas científicas internacionais.
O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/84971/2012.

17.3 — Os critérios da avaliação e seriação dos(as) candidatos(as) são os seguintes:
a) Produção científica, cultural e artística considerada mais relevante pelo(a) candidato(a), associada ao lugar a concurso, sendo avaliada a qualidade intrínseca do respetivo conteúdo (0-50 pontos);
b) Atividades de investigação consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), associadas ao lugar a concurso, considerando a coordenação e/ou participação em projetos de investigação avaliados por entidades nacionais ou internacionais; a submissão de candidaturas aprovadas e não aprovadas; comunicações apresentadas em encontros científicos; atividades de arbitragem científica; a participação em redes e parcerias; a proposta de projeto de investigação e respetivo plano de atividades (0-40 pontos);
c) Atividades de extensão e/ou disseminação consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), associadas ao lugar a concurso, incluindo a organização de encontros científicos; a elaboração de pareceres, estudos e relatórios para organizações dos sectores público e privado e agentes da sociedade civil; difusão de conhecimento para públicos alargados; apresentação de resultados de investigação em meios de comunicação social (0-10 pontos).

17.4 — Em conformidade com o artigo 13.º do RJEC, o júri tem a seguinte composição:
Presidente:
Pedro Aires Ribeiro da Cunha Oliveira, Professor Auxiliar e Diretor do IHC, por delegação do Doutor Francisco Caramelo, Professor Catedrático e Diretor da NOVA FCSH.
4 Vogais efetivos:
Doutora Maria de Fátima Nunes, Professora Catedrática;
Doutora Maria Inácia Rezola y Palacios Clemente, Professora Adjunta;
Doutor Paulo Jorge Chalante Azevedo Fernandes, Professor Auxiliar;
Doutor Daniel Ribeiro Alves, Professor Auxiliar.

[Fim de excerto do edital]

Consulte AQUI o edital completo, com todas as informações legais pertinentes.

 

Edital n.º 796/2018 — Diário da República, 2.ª série — N.º 159 — 20 de Agosto de 2018

[Excerto do edital]

1 — Em reunião do Conselho Cientifico do dia 16 de fevereiro de 2018, foi deliberado abrir concursos de seleção internacional para 2 lugares de doutorados(as) para o exercício de atividades de investigação nas áreas de Ciências Sociais e/ou Humanidades, em regime de contrato de trabalho a termo incerto, ao abrigo do Código do Trabalho, na Universidade Nova de Lisboa — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (adiante designada como NOVA FCSH). A abertura dos procedimentos concursais, assim como a nomeação do júri, foram autorizadas por despacho do Sr. Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, 30 de julho de 2018.

10 — No âmbito dos concursos de seleção, estão abertos os lugares que se elencam nos números seguintes
10.1 — Lugar 1
Este lugar destina -se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) em História Contemporânea, b) com o objetivo de estudar o processo de desmantelamento da polícia política da ditadura de Salazar e Caetano que se seguiu ao golpe de 25 de Abril de 1974, bem como o subsequente processo de justiça política ocorrido na transição para a democracia em Portugal.
O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/88519/2012.

10.2 — Lugar 2
Este lugar destina -se a desenvolver um plano de atividades de investigação e disseminação de conhecimento a) em História Contemporânea, no domínio da história e da teoria crítica da fotografia, b) com o objetivo de estudar fotografias da paisagem enquanto lugar comum relativas ao território português na segunda metade do século XX numa visão comparada.
O lugar é aberto nos termos do n.º 1 do artigo 23.º do RJEC, designadamente tendo em consideração a bolsa com a referência SFRH/BPD/96267/2013.

11 — Os critérios da avaliação e seriação dos(as) candidatos(as) são os seguintes:
a) Produção científica, cultural e artística considerada mais relevante pelo(a) candidato(a), associada ao lugar a concurso, sendo avaliada a qualidade intrínseca do respetivo conteúdo (0 — 50 pontos);
b) Atividades de investigação consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), associadas ao lugar a concurso, considerando a coordenação e/ou participação em projetos de investigação avaliados por entidades nacionais ou internacionais; a submissão de candidaturas aprovadas e não aprovadas; comunicações apresentadas em encontros científicos; atividades de arbitragem científica; a participação em redes e parcerias; a proposta de projeto de investigação e respetivo plano de atividades (0 — 40 pontos);
c) Atividades de extensão e/ou disseminação consideradas de maior impacto pelo(a) candidato(a), associadas ao lugar a concurso, incluindo a organização de encontros científicos; a elaboração de pareceres, estudos e relatórios para organizações dos setores público e privado e agentes da sociedade civil; difusão de conhecimento para públicos alargados; apresentação de resultados de investigação em meios de comunicação social (0 — 10 pontos).

12 — Em conformidade com o artigo 13.º do RJEC, o júri tem a seguinte composição:
Presidente:
Pedro Aires Ribeiro da Cunha Oliveira, Professor Auxiliar e Diretor do IHC, por delegação do Doutor Francisco Caramelo, Professor Catedrático e Diretor da NOVA FCSH.
4 Vogais efetivos:
Doutora Maria de Fátima Nunes, Professora Catedrática;
Doutora Maria Inácia Rezola y Palacios Clemente, Professora Adjunta;
Doutor Paulo Jorge Chalante Azevedo Fernandes, Professor Auxiliar;
Doutor Daniel Ribeiro Alves, Professor Auxiliar.

[Fim de excerto do edital]

Consulte AQUI o edital completo, com todas as informações legais pertinentes.

 

As candidaturas, devidamente instruídas com os documentos supra mencionados, devem ser entregues no prazo de 30 dias úteis no Núcleo de Expediente e Arquivo da NOVA FCSH (9h00 -16h30) a contar do dia imediato ao da publicação deste Edital no Diário da República, ou enviadas por correio postal com carimbo da data de expedição até ao último dia do prazo, para a seguinte morada: NOVA FCSH, Avenida de Berna n.º 26 C, 1069 -061 Lisboa.
Qualquer pedido de informação de ser dirigidos para o email: empregocientifico@fcsh.unl.pt

 

Other Opportunities

All
IHC
Awards
Other institutions

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h – 13.00h // 14.00h – 18.00h

Search

Share This
X