july, 2019

16jul6:00 pm9:00 pmModa e SociedadeNOVA FCSH Summer School6:00 pm - 9:00 pm NOVA FCSH, LisboaEvent Type :Course

more

Event Details

A course of FCSH’s Summer School, aiming to present a rereading of the history of society through fashion with a multidisciplinary approach.

 

Moda e Sociedade: percursos entre história, práticas e memória

[Fashion and Society]

 

 

Docente responsável: Rui Lopes

Docentes: Caterina Cucinotta, Filomena Paiva Silvano, Giulia Bonali, Maria João Martins e Rui Lopes

Horário: 15 a 19 de Julho | das 18h00 às 21h00

 

Objectivos:

Objetivo principal do curso é a compreensão, por parte dos estudantes, de uma possível releitura da história da Sociedade através da Moda. Com a intenção de pôr os estudos da Moda no centro da nossa investigação, oferecemos três módulos diferentes onde se poderá analisar o valor histórico, cultural, político, antropológico e social do traje e da moda. A variedade e a multidisciplinaridade destes percursos permitem refletir sobre a riqueza da visão e sobre a presença da disciplina da Moda no mundo, através da qual é possível contextualizar desde questões sociais, artísticas e antropológicas, entre outras.

 

Programa:

As disciplinas escolhidas propõem juntar percursos diversos que permitem olhar para a moda nas suas ligações com outros mundos. É possível analisar a moda de acordo com várias metodologias e percorrendo vários períodos históricos. A metodologia aqui escolhida passa pela antropologia, num aprofundamento que visa mostrar diferentes faces do binómio individual/social identificado por Simmel em 1895. (Modulo 1). Para uma contextualização que faça a ligação entre o Oriente e o Ocidente e que analise os cruzamentos entre a antropologia e os estudos sobre moda nos séculos XX e XXI, será importante sublinhar como a forma social da moda não se encontra apenas nas sociedades ditas Ocidentais: a conjugação dos princípios da distinção e da imitação estão presentes em muitas culturas. Assim como, de acordo com Agamben, iremos analisar a moda, a modernidade e o desajuste face ao seu tempo. É importante conceber o “Vestir” como uma noção antropológica que permite ultrapassar algumas das limitações dos estudos sobre moda. (Modulo 2). Com uma raiz ideológica comum, o salazarismo e o franquismo desenvolveram políticas de corpo que condicionaram a representação de si de homens e mulheres. Por oposição aos modelos importados de Paris, então considerada a capital mundial da moda, ou mesmo de Hollywood, procurarão os ideólogos estimular o chamado “regresso” às origens tal como estas eram entendidas pelos dois regimes, através da valorização do chamado traje regional. Assim veremos a imprensa e o cinema ibéricos, veículos de grande difusão comunicativa, “inundados” por imagens sedutoras de jovens vestidas à moda da Nazaré ou do Minho (em Portugal) ou de sevilhana ou de malaguenha (em Espanha). (Modulo 3). Para terminar, com um estudo de caso mais específico, analisaremos a profunda ligação entre a antropologia e o cinema expressada em Portugal através da antropologia visual que desagua naturalmente no género da etnoficção. Pela primeira vez, numa análise de tipo fílmica, no livro “Viagem ao cinema através do seu vestuário”, é analisada a peculiaridade do corpo revestido entre traje e moda em alguns filmes portugueses de etnoficção. Desde finais dos anos 20 do seculo passado até início dos anos 2000, as análises, que cruzam a Fashion Theory com os Film Studies, focam a atenção na maneira como a câmara filma o traje popular e nos seus significados fílmicos que transcendem as regras da moda. As aulas serão constituídas por apresentações expositivas, projeções de excertos de filmes e discussão com os alunos.

 

Mais informações e inscrições

 

Imagem: Ilustração Portuguesa, N.º 964, 2ª série, 6 de Setembro de 1932. Fonte: Hemeroteca Digital.

Time

(Tuesday) 6:00 pm - 9:00 pm

Location

NOVA FCSH

Lisboa

Organizer

Institute of Contemporary History — NOVA School of Social Sciences and Humanitiescomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C - 1069-061 Lisbon

X