april, 2019

09apr6:00 pm8:00 pmMicróbios, Doenças e Doentes na cidadeHistory of Health and Medicine Seminar Cycle6:00 pm - 8:00 pm NOVA FCSH, ID Building, Room 1.05, Avenida de Berna, 26-C - 1069-061 LisbonEvent Type :Cycle

more

Event Details

Fourth session of the fourth edition of the seminar cycle dedicated to the History of Health and Medicine, organised by Helena da Silva and Alexandra Marques. With Celia Miralles Buil (CIUHCT).

 

Este ciclo de seminários pretende ser um espaço de debate historiográfico sobre a História da Saúde e da Medicina, numa perspectiva pluridisciplinar e num contexto espácio-temporal alargado.

Nas diferentes sessões, será apresentada a investigação em curso pelos conferencistas com o intuito de promover o conhecimento e a reflexão na História da Saúde e da Medicina. Diferentes vertentes serão abordadas, quer uma visão científica e prática, quer em termos políticos, sociais e institucionais.

 

PROGRAMA 2019

19 de Fevereiro
Estado Novo e investigação médica: das “facas, garfos e colheres” aos instrumentos Zeiss?
Quintino Lopes (IHC – Universidade de Évora)

12 de Março
A Tuberculose Pulmonar e o Pneumotórax Artificial
António Ramos (Universidade de Évora)

26 de Março
“Questão social”, sofrimento e medicalização da vida
Tiago Pires Marques (CES-UC)

9 de Abril
Micróbios, Doenças e Doentes na cidade: a luta contra a tuberculose na Barcelona republicana
Celia Miralles Buil (CIUHCT) — 📎 Resumo e biografia

No início do século XX, a tuberculose, “doença social” por excelência do século XIX, ainda estava muito associada à miséria na imaginação colectiva. A construção da tuberculose como uma “doença social”, assim como as medidas tomadas para prevenir e curar a doença, foram estudadas por vários historiadores da medicina (cf. D. Barnes, J. Molero Mesa). Esta conferência visa focalizar a relação entre tuberculose e espaço urbano, tomando como estudo de caso a cidade de Barcelona durante a Segunda República (de 1931 até ao fracassado golpe de 1936). Pretende-se demonstrar que a tuberculose não foi pensada apenas como uma doença social, mas que também foi construída como um problema espacial e, mais especificamente, um problema urbano. A comunicação primeiramente centrar-se-á nos discursos dos actores da saúde para mostrar como a lenta vitória da teoria bacteriológica, que focaliza a atenção no micróbio, leva à redefinição do vínculo entre doença e espaço urbano. A partir das práticas concretas dos vários actores envolvidos (médicos, arquitectos, higienistas, autoridades públicas), também se analisará como, na Barcelona republicana, foi estabelecida uma nova luta socio-espacial contra a tuberculose. Finalmente, abordam-se os doentes e as suas experiências vividas da doença e do dispositivo de saúde. Essa perspectiva permite matizar a visão proposta pelas autoridades e pelos “peritos” e sugere um novo tipo de relação entre a tuberculose e a cidade.

14 de Maio – Esta sessão decorre na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e tem início às 17h30
‘The high roads of the war’: Nurses’ work on ambulance trains in the First World War (1914-1918)
Christine Hallet (University of Huddersfield)

28 de Maio
Thomaz de Mello Breyner, o cronista de uma época
Margarida de Magalhães Ramalho (IHC – NOVA FCSH)

 

Cartaz do quarto ciclo de ciclo de seminários História da Saúde e da Medicina

Time

(Tuesday) 6:00 pm - 8:00 pm

Location

NOVA FCSH, ID Building, Room 1.05

Avenida de Berna, 26-C - 1069-061 Lisbon

Organizer

X