october, 2018

31oct6:00 pm8:00 pmMaternidades em Lisboa nos Sécs. XIX e XXNovos Estudos e Novos Olhares Sobre a Cidade - II Cycle of Lectures6:00 pm - 8:00 pm Lisbon Museum - Pimenta Palace, Campo Grande, 245 - 1700-091 LisboaEvent Type :Lecture

more

Event Details

Eighth lecture of the cycle organised by Daniel Alves (IHC) and Rosa Maria Fina (CLEPUL), hosted by the Lisbon Museum.

 

II Ciclo de Conferências
“Novos estudos & Novos olhares sobre a cidade: Lisboa do Terramoto à Revolução de Abril”

 

Maternidades em Lisboa nos Sécs. XIX e XX
[Maternities in Lisbon in the 19th and 20th centuries]

Virgínia Baptista (IHC – NOVA FCSH)

 

Sobre a conferência:
O objectivo desta conferência é debater quem eram as parturientes que recorriam às maternidades de Lisboa, entre 1899 e 1943. Estes marcos cronológicos referem-se aos anos em que começámos e finalizámos as pesquisas nos livros de inscrição das parturientes na Enfermaria de Santa Bárbara, do Hospital de S. José, e na Maternidade Dr. Alfredo da Costa.
Pretendemos responder a três questões principais: i) Qual a visão política e social das épocas sobre as mulheres das classes populares? ii) Que cuidados de saúde existiram para as parturientes das classes populares e para os recém-nascidos? iii) Quais os sistemas de protecção social vigentes para as mulheres, entre finais do século XIX e a década de 40 do século XX, quando tinham os seus partos nas maternidades?
Com base em diferentes fontes primárias, concluímos que as mulheres estigmatizadas pelos atestados de pobreza tiveram acesso à assistência social gratuita, nas maternidades, enquanto as mulheres trabalhadoras, que descontavam, acederam à previdência social, através do mutualismo ou dos empregadores.

Ref.: Baptista, Virgínia Rosário. “Os partos e as maternidades em Portugal (1889-1943) – os casos nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra,” Revista de História Regional 21 (2016): 364-388. [🔗 PDF]

 

Sobre a convidada:
Virgínia Baptista é Investigadora Integrada do IHC – NOVA FCSH e Investigadora Associada do CMRI-UA.
É pós-doutoranda no IHC – NOVA FCSH a desenvolver o tema “Mulheres Trabalhadoras, Saúde e Medicina em Portugal (1900-1976)”.
Mestre e Doutora em História Moderna e Contemporânea, na especialidade História Económica e Social, pelo ISCTE-IUL e Licenciada em História, Ramo de Formação Educacional, pela FLUL.
Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2008-2012, Bolseira do Programa Erasmus, no Centre Pierre Léon ‒ Université Lumière Lyon 2, Setembro de 1995, e Bolseira do Projecto Erasmus, na Università degli Studi di Pisa, 1988.
A tese de doutoramento “Protecção e Direitos das Mulheres Trabalhadoras em Portugal ‒ As Origens do Estado-Providência (1880-1943)”, Lisboa, ICS, 2016, recebeu o Prémio Silva Leal 2014 e o Prémio Maria Lamas, 2016. A tese de mestrado “As Mulheres no Mercado de Trabalho em Portugal: Representações e Quotidianos (1890-1940)”, CIDM, 1999, foi publicada no âmbito do Prémio Mulher Investigação Carolina Michäelis de Vasconcelos 1998.
Tem investigado sobre as áreas do Trabalho feminino, Mutualismo, Estado Providência, Saúde e Medicina.
Tem publicado em revistas nacionais e estrangeiras, destacando dois artigos: “Legislation and Working Women in Portugal-Since the End of Nineteenth Century to the 1940s”, Journal of Business and Economics, Volume 5, Number 9, September 2014, ISSN 2155-7950, pp. 1558-1567; “Women in the Portuguese Labour Market (1890- 1940)”, in Bock, Gisela e Cova, Anne, (sous la dir.), Écrire l’Histoire des Femmes en Europe du Sud, XIXe-XXe siècles”, Oeiras, Celta Editora, 2003, pp.149-153.

 

Cartaz da conferência "Maternidades em Lisboa nos sécs. XIX e XX"

 

ENTRADA LIVRE

Sobre o ciclo:
Não se pode dizer que a investigação académica sobre Lisboa alguma vez tenha passado de moda, afirma-se um contínuo olhar sobre a cidade e descobre-se nela, no seu espaço e nas suas gentes, motivos para novos estudos todos os anos. A perspectiva deste ciclo de conferências é, por isso, a de renovar esse olhar apresentando e discutindo trabalhos, textos, projectos que têm Lisboa como cenário ou Lisboa como actriz. E são estas duas visões que enquadram os estudos que fazem parte deste ciclo de conferências: por um lado, caracterizar a vivência quotidiana, a sociabilidade e as dinâmicas culturais, sociais ou políticas daqueles que viveram ou passaram pela cidade; por outro lado, analisar o seu espaço físico, o seu pulsar urbano, as suas transformações. Estes dois olhares, porém, não os queremos fixos numa determinada época, antes os estendemos num arco de mais de dois séculos, procurando abarcar a História de Lisboa do século XVIII ao século XX. Queremos que sejam também histórias nunca antes contadas sobre Lisboa e os lisboetas, queremos apelar à imaginação dos que vierem assistir e queremos que venham debater connosco cada um dos temas propostos.

Time

(Wednesday) 6:00 pm - 8:00 pm

Location

Lisbon Museum - Pimenta Palace

Campo Grande, 245 - 1700-091 Lisboa

Organizer

Institute of Contemporary History - NOVA FCSH, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, and Lisbon Museum

X